Categories: Mestre Álvaro

Ensaio do bloco da eleição

Por Yuri Scardini 

O carnaval passou e agora é hora de levar a política para os preparativos no barracão das alianças e deixar os grupos bonitos para avenida eleitoral. As movimentações para as eleições de 2018 já se delineiam e até com contornos mais intensos. 

 Um sinal da pegada mais política foram as últimas nomeações do Palácio Anchieta, que diminuiram os espaços para os chamados “técnicos” e acomodou várias lideranças políticas, como, por exemplo, o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PSD), na condição de subsecretario de Logística, Transportes e Comércio Exterior.

Na mira, em primeiro lugar, está a cadeira de governador, hoje ocupada pelo (ainda) peemedebista Paulo Hartung. Posição responsável por gerir um orçamento de cerca de R$ 16 bilhões ao ano. Soma-se a cadeira do governador, duas vagas de senador, dez vagas de deputado federal e trinta de estadual.

Candidatos a cadeira de governador tem muitos, mas conseguir chegar em condições reais para isso em 2018, já é outra história. O que pode dizer com certa clareza, é que a divisão dos grupos políticos do atual governador Paulo Hartung e do ex, Renato Casagrande (PSB) vai ficando mais explícito.

Prova disso, são as movimentações observadas na eleição da Associação dos Munícipios do Espírito Santo (Amunes), que acontecerá no próximo dia 28 de março. A eleição é vista como um termômetro no meio político e pode por os dois grupos novamente em lados opostos.

Outra questão que vem apresentado o DNA da disputa Hartung vs Casagrande, é a eleição interna do PT, para a escolha dos diretório estadual e municipais. Mais uma vez, os dois grupos apresentam aliados na disputa. O PT inclusive, que mesmo com o alto desgaste, pode ser mais do que definidor na geopolítica, uma vez que o ex-presidente Lula, até então lidera as pesquisas para a presidência da república.

Fato é que mesmo mantendo essas disputas, quem sabe se Paulo Hartung e Renato Casagrande serão candidatos a governador em 2018? Sequer sabemos se novas regras eleitorais surgirão para favorecer certos interesses ou inibir outros.

Aliados bem próximos a Casagrande contam que o ex-governador quer manter o grupo e estaria disposto a disputar as vagas de federal para cima. Já Hartung, disse publicamente, durante coletiva de imprensa que não pretende a reeleição, e estaria propenso a brigar por uma cadeira de senador. Muitos duvidam, mas caso esse duplo cenário se concretize, vai escancarar um leque de novas possibilidades.

Assanhados da hora e a urna generosa da Serra

Até mesmo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) vem se assanhado no sentido de crescer seu nome para o governo do estado.  O prefeito Audifax (Rede) é outro que pode aspirar seu nome na disputa. O argumento da candidatura à presidência da líder do Rede Sustentabilidade, Marina Silva, daria combustível a este voo do prefeito serrano. Só para lembrar, Marina esteve presente durante o segundo turno da campanha eleitoral ano passado, e na ocasião andou pelas ruas de Feu Rosa com o então candidato à reeleição.

Mas por hora, é quase tudo balão de ensaio. 2017 é ano de ocupar os maiores espaços possíveis, olhar para dentro dos partidos, tentar formar grupos expressivos e principalmente, não errar. Rebolar para evitar ao máximo o desgaste que a escassez de recursos e crise econômica traz.

Certeza é que a aqui na Serra, será um dos locais de maior peso. A Serra que rivaliza com Vila Velha na condição de maior eleitorado capixaba, é uma cidade com menos identidade que os canela verdes, portanto ficando mais aberta a atuação de políticos “forasteiros”, além de ter uma sua grande maioria, uma população carente e de baixa renda. Condições muito sedutoras para uma eleição de tende a ter menos recursos que as anteriores.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás