Categories: Meio Ambiente

Engordamento de praia vai começar por Manguinhos e Curva da Baleia

Situação em Manguinhos no último dia 12 de maio. De lá para cá, a erosão avançou ainda mais. Foto: Divulgação

A ampliação da faixa de areia, o chamado engordamento,  vai começar por Manguinhos e Curva da Baleia na Serra. Mas o serviço, que será executado pela Prefeitura, só deve ser iniciado depois de junho.

Na última quarta-feira  (10) foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM/ES) que a Prefeitura da Serra fara licitação na modalidade Tomada de Preços para contratar empresa executora do serviço. Os envelopes com a proposta das empresas interessadas serão abertos no próximo dia 30 de junho às 10h na Secretaria Municipal de Obras (Seob). Ganha quem oferecer o menor preço. Essa licitação só vale para o engordamento da Curva da Baleia.

Na publicação, ficou detalhado que a jazida será em áreas terrestres de Jacaraípe. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) havia dito que a praia próximo à Praça Encontro das Águas, por ter uma extensão de areia expressiva, será o ponto de extração do material a ser levado para Manguinhos e Curva da Baleia.

Os dois últimos vem sofrendo intensa erosão do mar. Principalmente Manguinhos, onde a força das ondas já acabou com uma rua e agora já danifica imóveis localizados entre o Recanto dos Profetas e o Vagão.

Em maio a Prefeitura havia informado que oito áreas em cinco praias devem receber o engordamento. São elas: Manguinhos e Jacaraípe (Curva da Baleia fica entre os dois); Costa Bela; Marbela e Nova Almeida. Ao todo, será recuperada uma área de, aproximadamente, 61,3 mil m2. A Prefeitura também prometeu recuperar a vegetação de restinga nos trechos.

Como nem todos eles estão contemplados na licitação aberta esta semana, devem acontecer novas licitações para a sequência do serviço. Além da foz do rio Jacaraípe, a areia da foz do rio Reis Magos em Nova Almeida também é apontada como jazida no projeto da Prefeitura.

Polêmicas

Ainda em 2019,quando foi apresentado pela prefeitura da Serra, o projeto de engordamento das praias foi alvo de críticas de ambientalistas e surfistas. Apesar de reconhecerem a necessidade de intervenções para conter o avanço do mar em locais onde erosão está intensa, argumentam que o engordamento pode gerar impactos ambientais negativos. Entenda.

Dizem também que o projeto apresentado pela Prefeitura não contem os estudos adequados. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nega que os estudos sejam incompletos e diz que o impacto do engordamento será positivo.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

36 minutos atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

3 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

5 horas atrás