Categories: Política

Enem: Contarato critica tema da redação e diz que Bolsonaro “evitou” tratar da ‘Ditadura’

A prova do Enem do último domingo (03) pegou muita gente desprevenida. Isso porque o tema da redação surpreendeu até professores e especialistas: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Este foi o primeiro exame aplicado no Governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Este tema suscitou algumas críticas, entre elas a do senador capixaba, Fabiano Contarato (Rede). Ele disse que o Governo evitou tratar da Ditadura Militar e criticou “desmonte” na área do cinema nacional.

“A prova do ENEM evitou um tema que o governo vive se negando a reconhecer: a Ditadura. Assim, deu abrigo à sua ideologia, ou seja, a negação dos fatos históricos. Na questão da democratização do cinema, tema da redação do Enem, bem que o governo poderia fazer o seu dever de casa. Não basta falar de democratização, tem de caminhar nessa direção. Não é desmontando a Ancine e nem “vetando” editais de produções da diversidade”, disse Contarato.

Sobre a Ancine, o senador capixaba se refere ao corte de verba do (Fundo Setorial do Audiovisual) de 43% para 2020. O que pode significar o menor repasse de verbas para a Ancine desde 2012. Em 2020, a Ancine terá R$ 300 milhões, contra R$ 650 milhões este ano. A Ancine faz aporte de investimentos em produções, em busca de retorno financeiro.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

14 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

18 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

18 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

18 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

18 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

19 horas atrás