Categories: Política

Empréstimo de R$ 100 milhões vira cabo de guerra na Câmara da Serra

Projeto que autoriza a Prefeitura a contrair empréstimo junto à Caixa Econômica Federal segue em análise na Câmara de Vereadores

O PL 74/2018 tem encontrado resistência na Câmara da Serra. Vereadores se dividem entre os que apostam na aprovação da matéria para garantir os investimentos na cidade e os que alegam que a Prefeitura pode comprometer as finanças dos próximos anos caso o empréstimo seja confirmado.

É o que afirma o vereador Pastor Ailton (PSC). Ele diz que não é contra o empréstimo, mas à forma como o prefeito apresentou a proposta. “Temos que ter mais transparência com o uso do dinheiro público. Se somar o que a prefeitura pede são vários projetos pedindo autorização para empréstimo; chega-se ao valor de R$ 560 milhões. É muito dinheiro para se votar de qualquer forma. A Câmara já aprovou dois projetos, mas eles apresentam de forma errada e temos que votar novamente. A culpa não é nossa; o prefeito tem que definir o que ele quer e mandar para a Câmara. Estamos dispostos a votar, mas é claro que temos que também entender onde será gasto todo esse dinheiro e de que forma vai comprometer o futuro da Serra. Não podemos permitir que no futuro falte salário o servidor, falte mais remédios para a população por um erro de gestão com a anuência da Câmara”.

Já o Cabo Porto (PSB) defende a aprovação do projeto. “É um absurdo não ter aprovado ainda. Isso está atrasando o município; em princípio alegavam quebra de quorum para votar, colocar em pauta projetos de suma importância para o desenvolvimento da cidade. Queremos aprovar o projeto que vai beneficiar bairros que precisam de investimentos e os vereadores estão segurando o projeto. A prefeitura tem um limite básico para empréstimo, mas isso não chega nem à metade da capacidade de endividamento. Estão agindo com politicagem, como se as eleições de 2016”, disse.

As galerias da Câmara ficaram lotadas de representantes do movimento popular, como Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). Presidente da Fams, Jean Carlo Cassiano disse que a Federação vai continuar tomando as galerias da Câmara, “que é o local onde o povo fiscaliza as ações dos vereadores. Queremos a inserção desse projeto em pauta o mais rápido possível para que os mais de 14 bairros sejam beneficiados, inclusive a Arena Riviera. É importante que alguns vereadores parem de olhar para a eleição da Mesa Diretora e voltem seus olhares para os bairros carentes”, disse Jean.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 hora atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

3 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

6 horas atrás