Empresas de tecnologia ganham incentivos fiscais com novo polo

0
Empresas de tecnologia ganham incentivos fiscais com novo polo
Criada na incubadora do Ifes/Serra, a Zaruc é uma das que vão se instalar. Foto: Arquivo TN

Foi formalizado na última quarta-feira (9), por meio de decreto assinado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede), o Polo de Inovação Tecnológica da Serra, o Polo InovaSerra. Ele abrange a porção da cidade localizada entre o Ifes e o Cercado da Pedra, no Civit II, e prevê isenção de até 100% sobre tributos municipais, como ISS, ITBI e IPTU.

Segundo a Prefeitura, neste ano três empresas já devem se instalar no Polo: a Zaruc e a Flex Metal – ambas criadas na incubadora do Ifes Serra -, e a Vix System. O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Eduardo Azevedo, não soube estimar o valor de investimentos e o número de empregos que podem ser gerados com a criação do InovaSerra, mas destacou que a meta é de que até 2020 já tenham 10 empresas instaladas e, em dez anos, esse número alcance de 150 a 200 empreendimentos da área de tecnologia.

“Já temos 250 terrenos estruturados e a região já possui infraestrutura. Os incentivos a novas empresas podem chegar a 100% de isenção no ISS, ITBI e IPTU”, explica José Eduardo. Ele acrescenta que o Polo é uma iniciativa conjunta da Prefeitura, da Associação dos Empresários da Serra (Ases), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes Serra) e parceiros públicos e privados, que são cofundadores do Polo.

Inclusive, está previsto um repasse de R$ 90 mil do Município para o Ifes Serra. “O dinheiro pode ser usado em startups, coworking, incubadoras; em qualquer projeto de inovação que esteja ligado às academias. O Ifes é o representante das academias, que também englobam instituições como UCL e Multivix”, detalha o diretor geral do Ifes, José Geraldo Orlandi.

Informal

Levantamento feito pelo TEMPO NOVO junto à Prefeitura da Serra em julho de 2017 apontava que o município já possuía expressivo polo tecnológico informal e disperso naquela época. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, eram 418 empresas de Tecnologia da Informação (TI) instaladas na cidade, as quais ofereciam serviços para setores diversos como educação, rochas, metalmecânica e ambiental.

Segundo informações da Prefeitura, essas empresas de TI só poderão ter acesso aos benefícios do InovaSerra se estiverem na área abrangida pelo novo polo.

Comentários