Categories: Economia

Empresários querem salvar economia da região de Jacaraípe

A Associação defende mudanças na infraestrutura, turismo e segurança, segundo Ordilei e Rafael. Foto: Edson Reis

Por Ayanne Karoline

Uma das regiões da Serra mais atraente para turistas nos últimos anos está perdendo a força devido à sua imagem negativa, construída pela insegurança e opções de turismo não exploradas. Jacaraípe não passa por bons momentos, mas isso deve mudar.

É que um grupo de comerciantes de Jacaraípe está se articulando por melhorias.  Eles criaram a Associação dos Comerciantes e Empresários de Jacaraípe (Aceja) que reivindica, entre outros, mudanças na infraestrutura, turismo e segurança para a região.

O grupo representa boa parte da geração de renda, emprego e impostos da região e município, por isso pretende cobrar respostas e retorno dos governantes. O presidente da Aceja, Ordilei Carioca Dematte, explicou que a associação trabalhará com reuniões e pautas, além de criar comissões de áreas específicas para debater com autoridades.

“Estamos dando o primeiro passo para que as autoridades enxerguem que existe uma organização que pretende resolver os problemas de Jacaraípe. Queremos mostrar que a sociedade não pode ficar quieta. Precisamos trabalhar juntos e buscar resultados”, destaca.

Uma das preocupações é com o movimento de turistas no bairro, que diminui a cada ano. O proprietário de uma farmácia e participante da associação, Rafael Viana Bendel, enfatiza que o turismo foi perdendo adeptos para Guarapari e Anchieta, por exemplo, devido à péssima imagem que Jacaraípe tem atualmente. “Queremos projetos para atrair pessoas, mas também para andar de mãos dadas com a segurança”, comenta.

O empresário Djalma Quintino, representante da Associação de Empresários da Serra (ASES), vem acompanhando a movimentação dos empresários de Jacaraípe e destacou que a iniciativa irá contribuir para o crescimento do bairro, bem como do município. “A Ases estará à disposição do grupo para discussão de pautas pontuais e futuras”, diz.

Base da PM e delegacia 24 horas entre as reivindicações

A Aceja já realizou a primeira reunião, na última semana, que contou com representantes da Prefeitura, Polícia Militar e política municipal. O objetivo central é mudar a imagem de Jacaraípe, tão marcada só pela violência. Para isso, as pautas tratadas foram da infraestrutura à segurança, passando por incentivos ao turismo e esporte na região.

Entre os itens reclamados estão uma maior interação com a Polícia Militar, inclusive com a criação de uma base da PM na praia e uma delegacia que funcione 24 horas. Quanto à infraestrutura, foram colocadas questões como o recapeamento da ES 010, iluminação e sinalização adequada dentro do bairro, bem como melhorias no saneamento básico e drenagem da principal via, a Abdo Saad. Também foi cobrada a realização de mais eventos culturais e esportivos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

22 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás