Categories: Esporte

Empresário da Serra espanta o sedentarismo e vira maratonista

Rodrigo vai correr a Maratona do RJ pela 6ª vez e treina toda semana. (Foto: Divulgação)

A correria frenética da vida moderna afasta muita gente do esporte e dos cuidados com a saúde. Mas para alguns, essa rotina se tornou coisa do passado. Um bom exemplo é o do empresário Paulo Rodrigo Araújo Carmo, de 42 anos e morador de Colina de Laranjeiras.

Desde 2013, ele se ocupa com uma “correria” bem mais saudável. Rodrigo é maratonista amador e está se preparando para participar de sua sexta Maratona do Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de junho, que é parte do Desafio Cidade Maravilhosa. “Corro essa maratona desde 2014, mas também já fiz a de Foz do Iguaçu (2017) e a do Espírito Santo, no ano passado”, conta ele, que também correu uma Ultra Maratona, cujo percurso é acima dos 50 km. “Nessa corrida, eu percorri 68 km. Ela acontece no Exército todo fim de ano, em Vila Velha”. As Dez Milhas Garoto e o Desafio Vitória-Anchieta também constam no currículo.

O empresário conta que sua história nessa modalidade começou após alguns familiares passarem por graves problemas de saúde. “Meu pai sofreu infarto por três vezes; o irmão dele e a minha avó morreram de infarto. E antes, eu não fazia nada, nenhuma atividade. Era totalmente sedentário, até a época em que meu pai infartou”, disse Rodrigo, que agora não vive sem o esporte que escolheu praticar.

“A corrida é uma válvula de escape. Trabalha muito a cabeça, o estresse. É essencial. Faço quatro treinos por semana. Eu treino no meu condomínio e também no Parque da Cidade; já outros, faço na rua também. E quando não posso treinar, sinto muito falta. Esse esporte passou a fazer parte da minha vida”, relata o maratonista.

A rotina de treinos depende das provas em que vai participar. Para o Desafio Cidade Maravilhosa, neste mês de junho – quando acontecem uma Meia Maratona (com 21 km) e uma Maratona (de 42 km), ele corre 50 km durante uma semana, em média.

O maratonista já ganhou 63 medalhas no esporte. (Foto: Leitor/Arquivo Pessoal)

Embora seja um atleta amador, Rodrigo explica que a participação em corridas desse nível exige dedicação e treino. “Não corro para disputar títulos. Minha competição é comigo mesmo. Meu objetivo é terminar a prova. Mas fazer uma maratona requer esforço físico e ter a cabeça muito boa”, frisa.

Só que a paixão por correr fez com que Rodrigo ganhasse 63 medalhas.

Na família, ele é o único maratonista, mas a esposa e os filhos seguem o exemplo de Rodrigo quando o assunto é praticar esporte. “Meus filhos jogam futebol e minha esposa também já correu, mas hoje pratica musculação e me apoia nas maratonas”, conta.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

6 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

6 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás