Categories: Política

Embates com Executivo dificultaram trabalhos da Câmara, avalia vereador

 

Por Conceição Nascimento

Com sua população de aproximadamente 470 mil habitantes, a Serra tem 23 vereadores, que se preparam para o último ano da atual legislatura. Em 2016 vão enfrentar as urnas, colocando seus mandatos para a avaliação do eleitor.

Em conversa com a reportagem do jornal Tempo Novo, vereadores avaliaram os trabalhos da Câmara e apontaram expectativas para 2016. Em comum todos concordam que os trabalhos foram prejudicados em função de alguns embates internos e também com o Executivo. Confira alguns depoimentos:

 

Cézar Nunes (Rede), que está no quinto mandato, avalia que infelizmente houve um comportamento estranho de alguns vereadores, segundo ele, sem compromisso. “Houve um embate desnecessário com o Executivo, o que prejudica o município. A Câmara poderia estar melhor. Para o próximo ano, a expectativa é de que seja tranquilo, mas a Serra está no caminho certo, vamos aguardar o posicionamento do comando da câmara.

 

Sebastião Sabino (PT) assumiu o mandato em fevereiro, com a saída de Bruno Lamas (PSB) para a Assembleia Legislativa. “Encontrei uma casa dividida em dois blocos. Fui um pouco rotulado, como base aliada, e acabei ficando no bloco de sustentação ao governo. Este ano foi positivo pelo que a Câmara produziu; muitos projetos votados, com alguns momentos tensos. Já 2016 vai ser um ano de bastante movimento na Casa, ano eleitoral; de muito trabalho”, lembrou.

 

 

Aldair Celestino (PTB) também observa 2015 como um ano adverso. “Tivemos alguns embates quando poderíamos estar produzindo, e ficamos resolvendo conflitos internos. De meados do ano pra cá, começamos a avançar e terminamos 2015 de forma bastante harmoniosa. 2016 será um ano complexo, com dificuldade no aspecto financeiro; é um ano político”, avaliou.

 

 

 

O vereador Guto Lorenzoni (PP) acredita que os trabalhos realizados pela CMS se deram de maneira difícil, com a dificuldade para aprovar matérias do Executivo. “Esse tipo de manobra atrasa os benefícios a serem entregues à população. No geral, a Câmara teve uma boa participação no processo, com a aprovação do PDM e do orçamento. Para 2016, a tendência é a reorganização político partidária, com as mudanças proporcionadas pela nova legislação”.

 

 

O experiente Nacib Haddad (PDT) diz que a produção da atual Câmara está fraca. “É uma câmara desprestigiada. Creio que 90% das leis votadas foram vetadas pelo Executivo ou barradas na Procuradoria interna, como inconstitucional. Até nome de Centro Municipal de Educação (Cmei) o prefeito vetou. Para 2016 vejo que será um ano de muita dificuldade financeira. A tendência é piorar a relação com o Executivo”, adiantou.

 

 

 

O vereador Basílio da Saúde (Pros) também avalia 2015 como pouco produtivo. “Poucos projetos aprovados e poucos sancionados pelo prefeito. Muitos projetos bons, mas vetados. Os embates entre Legislativo e Executivo somam-se como ponto negativo. Em 2016, acho que a relação poderá melhorar entre os poderes. Demos uma trégua ao prefeito (Audifax Barcelos-Rede), para que apresente seu trabalho”, detalhou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

15 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

16 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás