Categories: Notícias

Em um ano, escola de Jacaraípe salta 64 posições no ranking do IDEB

A escola fica na região de Jacaraípe. Foto: Divulgação

Há exatos dois anos, a Escola Estadual Jacaraípe estava classificada entre as 23 unidades escolares que possuíam os índices mais baixos no Desenvolvimento da Avaliação Básica (IDEB),que mede a qualidade do aprendizado dos estudantes. Mas com muito esforço, a diretora Margareth Broedel conseguiu restaurar a qualidade do ensino da unidade.

E quem pensa que fazer a qualidade do ensino da escola subir foi fácil, está enganado. A diretora contou para o TEMPO NOVO que foi necessário muito trabalho. Juntamente com sua equipe, Margareth conseguiu tirar a escola de 266° posição (2,1 pontos) para 202° posição (3,8 pontos) das escolas estaduais.

“Em 2018 assumimos a gestão da EEEFM Jacaraípe com o desafio de transformar essa realidade, apesar de várias histórias de sucesso terem sido construídas ao longo da vida dessa escola.  Nesse contexto a escola encontrava-se entre as 23 com os índices mais baixos no IDEB, atendendo aproximadamente 1.800 estudantes, oriundos de mais ou menos 23 bairros, com índices de criminalidade, tráfico de drogas e ainda por construir uma identidade”, explicou a diretora.

Margareth ainda disse que além da preocupação com as notas e o aprendizado dos alunos, a unidade realizou diversas atividades culturais, esportivas, recreativas e acompanhamento dos estudantes que estão abaixo do rendimento.

“Muito trabalho precisava ser feito. Tivemos como principal meta o foco na aprendizagem. O reforço escolar, atividades e o acompanhamento dos estudantes que estão abaixo do rendimento, são de total importância para que possamos alcançar melhores resultados de aprendizagem”, contou a diretora.

Como fruto desse esforço, a escola alcançou em 2018 um melhor desempenho, saindo de 2,1 em 2017 para 3,4 na nota do IDEB. “Crescemos! E isso nos deixa muito feliz! Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito. E trabalhamos sempre por que acreditamos e lutamos por uma educação cada vez melhor. Nossos estudantes merecem”, destaca a profissional emocionada.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jacaraípe fica localizada na ruaGuacyra, em Jardim Atlântico.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

15 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

16 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás