Categories: Política

Em sessão extraordinária vereadores aprovam 10 projetos do prefeito Audifax

Entre as matérias mudanças à Lei Orgânica Municipal e pacote com medidas de contenção de despesas

O prefeito convocou os vereadores para votar 10 projetos de sua autoria. Foto: Arquivo TN / Joatan Alves

Por Conceição Nascimento

Vereadores da Serra interromperam as férias na manhã desta sexta-feira (13) para discutir e votar 10 projetos de autoria do prefeito Audifax Barcelos (Rede) em sessão extraordinária.

Entre as matérias, duas propostas de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), votadas em primeiro turno, e oito projetos de Lei. Alguns vereadores reclamaram que os projetos foram votados “a toque de caixa”, sem que fossem discutidos no Plenário.

As duas mudanças à LOM foram apresentadas por meio dos projetos 01/2016 e 153/2014. O primeiro cria o inciso 72 na Lei, autorizando o prefeito a realizar a prestação de contas da sua gestão até o dia 30 de abril do ano seguinte. Além disso, o Executivo fica isento de prestar contas à Câmara de Vereadores. Sobre isso o vereador Nacib Haddad (PDT) comentou que “a Câmara estava perdendo o poder de fiscalização”.

Já a proposta 153/2016 acaba com a contribuição de servidores durante licença sem vencimentos e com contagem do respectivo tempo para aposentadoria.

Os oito projetos aprovados versam sobre medidas de contenção de despesas envolvendo maiores restrições sobre licenças médicas; adicionais por tempo de serviço e assiduidade; licença de afastamento não remunerado; gratificações a servidores da saúde; insalubridade; criação e extinção de cargos; ajuste no número de servidores que podem ser cedidos aos sindicatos com ônus para a prefeitura e cria a possibilidade de serem cedidos sem ônus para a Prefeitura da Serra. 

Outra matéria trata de cessão de escrituras às famílias de baixa renda, inclusas em programas de assentamento; concessão de exploração publicitária em determinadas áreas urbanas da cidade; alteração na Lei Orçamentária Anual e outras mudanças.

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

14 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

15 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

15 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

16 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

16 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

16 horas atrás