Política

Em meio a negociações com o PT capixaba, Casagrande participa de live com Ciro Gomes

Logo mais, a partir das 19h, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participa de uma live no canal do presidenciável Ciro Gomes (PDT). O socialista é o convidado de Gomes no canal do Youtube para participar da agenda Ciro Games, a live do Cirão, onde a expectativa é debater o conturbado cenário político, apontar problemas referentes ao governo Bolsonaro e “algumas surpresas”. Confira o link para acompanhar a live no final dessa matéria.

Chama a atenção a aproximação dos dois políticos, já que apesar do compromisso entre PDT e PSB em nível nacional, em uma composição presidencial, com Lula (PT) na cabeça de chapa e Geraldo Alckmin (PSB) na vice, o Espírito Santo é um dos poucos estados onde a relação PT e PSB ainda não está definida. Petistas capixabas seguem defendendo candidatura própria, com o senador Fabiano Contarato, disputando o Governo do Estado. Entretanto, ainda não fechou as portas para uma composição com Casagrande.

Em conversa recente com o Jornal TEMPO NOVO, os pré-candidatos do PT a deputado estadual, João Coser, e federal, Jackeline Rocha, afirmaram que é possível uma composição PT e PSB no Estado, desde que Casagrande abrace a candidatura do Lula em solo capixaba. Porém, a live com Ciro, que tem sido um dos críticos do campo progressista mais ferrenhos ao ex-presidente Lula, pode gerar desconforto entre lideranças do PSB e PT capixabas.

Vale ressaltar também que recentemente, durante visita do então presidenciável Sergio Moro ao Estado ao governador Casagrande, a militância do PT criticou a postura do governador, que tem dialogado com várias frentes, diferentemente do que defende os petistas. Mas é importante destacar que o PDT, de Ciro Gomes, faz parte do leque partidos e alianças do governador Renato Casagrande, que tem como aliado o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, que em recente conversa com o TEMPO NOVO, cravou que o PDT vai caminhar com Renato Casagrande para o Governo do Estado, independentemente se ele apoiar Lula ou Ciro.

Entre os desafios do governador Casagrande para tirar a candidatura de Fabiano Contarato ao Governo é de que entre os partidos aliados dele estão siglas como o PP, Podemos, PSDB, partidos situados dentro do campo de centro-direita, que não devem aprovar uma junção de Casagrande com o PT de forma a montar um palanque para Lula no Espírito Santo. Uma das alternativas seria liberar os partidos para defender candidaturas nacionais de forma independente enquanto os diretórios estaduais tomassem as rédeas do pleito no Espírito Santo, haja vista que o governador Doria desistiu da candidatura, Moro, do Podemos, desistiu da candidatura, o PP, com o que desistiu da candidatura, ou seja: tais partidos não têm candidatos a Presidência, o que pode facilitar as costuras com o socialista.

Acompanhe a live, a partir das 19h clicando aqui.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

2 horas atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

4 horas atrás

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

21 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

22 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

23 horas atrás