Categories: Meio Ambiente

Em extinção jaguatiricas são flagradas no Mestre Álvaro

Os animais foram flagrados por um câmera trap. Foto: Guardiões do Mestre

 O imponente Mestre Álvaro, na Serra, que possui uma Área de Proteção Ambiental (APA) de 3.400 hectares é um rico ambiente para animais e plantas de diversas espécies. Prova disso, é que ambientalistas registraram em março e em abril deste ano a presença de um possível casal de jaguatirica.

Junior Nass, do Guardiões do Mestre, conta que as imagens foram capturadas por uma câmera trap que está instalada no monte há quatro meses.

“Há muito tempo fazendeiros e pessoas antigas contavam que tinha esses animais ali na mata. Mas não tinha registro da presença deles. Em nossas andanças encontramos fezes que possivelmente eram de felinos, mandamos para alguns biólogos, que confirmaram, mas não sabíamos o tipo de felino que era. Esse ano compramos uma câmera trap, que é usada para monitoramento de indivíduos que só rodam a noite e são ariscos, fizemos uma vaquinha e compramos”, destaca Nass.

Segundo o ativista as câmeras foram instaladas em locais onde foram visualizadas as fezes dos felinos.  “Armamos ela lá desde janeiro deste ano. Não registramos quase nada. Aí mudamos o ponto, ficou fevereiro, março e no final de março fizemos o registro das duas jaguatiricas, possivelmente um casal. Em abril novamente fizemos o registro. Agora vamos tentar pegar elas de frente. Esse registro é muito importante pois é um animal que está em extinção e nosso objetivo é sempre preservar tudo que vive no morro”, conta Junior.

Nass conta que a câmera pegou ainda passagens de outros animais como paca, gamba, cachorro do mato, ratos do mato, jacupemba e tatu. “Seria muito interessante se pudéssemos instalar mais câmeras como esta no Mestre Álvaro. Mas não temos verba para adquirir. Se alguém quiser ajudar de alguma e quiser doar, será muito bem vindo”.

Uma câmera trap custa em torno de R$ 750. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Junior pelo 99631-2337.

Confira mais imagens:

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

17 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás