Notícias

Em 4 dias, Serra atendeu mais de 3.6 mil pacientes suspeitos de gripe Influenza

Em apenas quatro dias, Município atendeu mais de 3.600 pacientes com sintomas de síndrome gripal. Foto: Arquivo Tempo Novo

Diante da epidemia de gripe que vem atingindo o Espírito Santo, a Serra tem enfrentado uma situação de emergência provocada pelo aumento no número de casos de pacientes com síndrome gripal. Para se ter uma ideia da atual situação, a cidade registrou, em apenas quatro dias, mais de 3.600 atendimentos de pacientes com sintomas de síndrome gripal, ou seja, suspeitos de estarem infectados pela Influenza nas Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs).

De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, 87% dos pacientes que chegam à rede municipal são atendimentos com sintomas de gripe. Os últimos números divulgados pelo Município são referentes ao período de 30 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022. Na Upa de Castelândia, foram 1.079 pacientes com síndrome gripal (SG).

Nesse mesmo período, na UPA de Carapina, foram realizados 1.081 atendimentos de SG. Já na UPA de Serra Sede, entre 30/12 a 2/1, foram realizados 1.493 atendimentos a pacientes com síndrome gripal.

Diante desta situação, o Município afirma que está ampliando a capacidade de atendimento médico em todas as unidades, inclusive, com a contratação de mais médicos. “Desde meados de dezembro, momento em que foi notado um aumento significativo de pessoas com suspeita de Influenza, a Secretaria de Saúde da Serra tem ampliado o quantitativo de médicos nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede, como em algumas Unidades Regionais de Saúde, que também estão com horários de atendimento estendido”, diz a nota do Município.

Vale ressaltar que até o dia 15 de janeiro, está suspenso os atendimentos e agendamentos de consultas eletivas nas Unidades Básicas e Regionais de Saúde do Município. A Saúde da Serra explicou que a decisão foi mais uma ação da Prefeitura para distribuir a demanda de pacientes com síndrome gripal que chegam às três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) do município.

Mais de 17 mil casos suspeitos no ES

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) tem indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2).

Das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas neste ano, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 e 52, 840 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 4,7% das amostras.

Até o momento, a Sesa aguarda resultados de sequenciamentos genéticos de amostras que foram encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, há a confirmação de 55 casos e 08 óbitos – 04 deles foram confirmados na SE 49; 02 na SE 51; e 02 na SE 52. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

A Sesa aguarda o pleno restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no estado.

Vacinação contra gripe e contra Covid

Se você ainda não tomou a vacina contra a Covid-19 ou Influenza, ou já tomou a primeira dose e precisa tomar a segunda dose ou o reforço, até sábado (8) as equipes da Prefeitura da Serra reforçarão a vacinação contra as doenças no L3 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.

Contra o novo coronavírus, há oportunidades para todos os imunizantes e públicos. Todos os imunizantes, ou seja, até o reforço para a Janssen.

Quem ainda não se vacinou contra a gripe o ponto de vacinação também estará com doses do imunizante contra a Influenza para toda a população a partir e seis meses de vida.

Para se imunizar contra a Covid-19, o morador da Serra precisa ficar de olho nos prazos tanto para a segunda dose, quanto para a dose de reforço.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e sábado, das 10 às 17 horas. É necessário apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Prefeitura abre novo processo seletivo para professores com salários de R$ 6.988

A Prefeitura de Vitória abriu as inscrições para um novo processo seletivo que visa a contratação de professores. A seleção…

3 minutos atrás

Veja Vídeo | Caminhão-tanque pega fogo em posto de gasolina

Um caminhão-tanque pegou fogo em um posto de gasolina na noite desta segunda-feira (6) no Jaçanã, zona norte de São…

24 minutos atrás

Mais de 400 alunos iniciam as aulas no pré-Enem gratuito da Serra no sábado

Mais de 400 alunos começarão a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Serra. Neste sábado…

24 minutos atrás

“Não podemos brincar com o futuro da Serra”, diz Weverson, pré-candidato de Vidigal

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

33 minutos atrás

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

1 hora atrás

Claudia Raia diz ser favorável à legalização do aborto

FOLHAPRESS Entrevistada por jornalistas do programa da TV Cultura Roda Viva, a atriz Claudia Raia, 57, disse que é favorável…

1 hora atrás