Saúde

Em 2021, Serra registrou 152 casos confirmados de tuberculose e cinco mortes

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Foto: Agência Brasil

Cinco pessoas perderam a vida para a tuberculose de janeiro a 17 de dezembro deste ano. As informações são da Prefeitura da Serra que disse ainda que em 2020, foram registrados oito óbitos em decorrência da doença.

A Secretaria de Saúde da Serra informou ainda que, em 2020, foram registrados 143 casos de tuberculose no município, contra 152, em 2021.

A Prefeitura salienta que, a Serra o único município da Grande Vitória que tem o Programa de Tuberculose descentralizado.

O município oferece o programa de tratamento da doença em todas as seis Unidades Regionais de Saúde, Boa Vista, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Sede, Serra Dourada e Feu Rosa. O programa também está sendo implantado na Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida.

A porta de entrada para o serviço são as Unidades Básicas de Saúde, que fazem a investigação da tuberculose, através de coleta de escarro e Raio-X. Nos casos positivos ou de negativos, mas que ainda restam suspeitas, o paciente é encaminhado para o médico do Programa de Tuberculose, na Regional de Saúde. Já no caso das mostras negativas, mas que ainda deixem suspeitas sobre o diagnóstico da doença.

Na Unidade Regional de Boa Vista, o programa conta com um médico pneumologista para adulto e uma médica pneumologista pediátrica, que atende os casos mais complexos, além dos pacientes do território e as crianças, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Hoje, a Unidade Regional de Boa Vista é referência para casos mais complexos de diagnóstico e tratamento.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde da Serra, o teste tuberculínico (PPD) é realizado nas regionais de Boa Vista, Serra Dourada, Jacaraípe e Feu Rosa. Esse é um exame oferecido para todos os contatos de pacientes com tuberculose, bem como para todos pacientes com HIV e pacientes que tem patologia imunossupressora.

Vale lembrar a tuberculose possui vacina e tratamento confirmado cientificamente, ao contrário da Covid-19. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, no caso de sintomas, o usuário do Sistema Único de Saúde deverá procurar a unidade de saúde mais próxima da sua para receber o atendimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna (suor), emagrecimento e cansaço ou fadiga. A pessoa que tiver sintomas de tuberculose deve procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua casa.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada pelo SUS, protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São utilizadas quatro medicações para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela se encontra muito reduzida. No entanto, o ideal é que as medidas de controle sejam implantadas até que haja a negativação, tais como cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir e manter o ambiente bem ventilado, com bastante luz natural.

O bacilo é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão das partículas infectantes. Por isso, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francine Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

24 minutos atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

40 minutos atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

52 minutos atrás

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

1 hora atrás

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

2 horas atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

2 horas atrás