Notícias

Em 2 anos, Prefeitura da Serra será 100% digital e vai abolir o uso de papel, determina Vidigal

Cláudio Denicoli e Sergio Vidigal. Foto: Gabriel Almeida

Na última terça-feira (09) a Prefeitura da Serra deu o pontapé na ‘revolução digital’ preconizada pelo prefeito, Sérgio Vidigal (PDT). Começou na área de aprovação de projetos e licenciamentos da Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, titularizada pelo secretário Cláudio Denicoli. A proposta é que a modernização de processos e serviços se espalhe por todas as pastas municipais até março de 2023, quando a Prefeitura deverá ser 100% digital e abolir o uso do papel.

O compromisso foi documentado oficialmente em forma de decreto municipal e assinado por Vidigal na própria terça-feira. No primeiro momento a intenção é avançar na modernização dos processos internos, para possibilitar que a onda digital chegue na ponta, ou seja, nos serviços mais nevrálgico para a população, como a qualidade no atendimento médico e na relação aluno-escola, por exemplo.

Em janeiro, Vidigal já tinha dito que a Serra ‘estava na idade da pedra’, e que parte expressiva dos esforços municipais seriam destinados ao avanço digital. Para se ter uma ideia do impacto da primeira medida, que se refere à aprovação online de projetos e licenciamento, o tempo médio que antes era de 5 a 6 meses, passará para 72h, conforme dito pelo secretário Cláudio Denicoli.

Experiente em termos de gestão pública – inclusive na Serra – Cláudio se disse otimista com mudança. De acordo com ele, uma ferramenta online que contemple as normativas e análises das questões ambientais e de desenvolvimento urbano é pioneira no Brasil, e no médio prazo deve atrair novos investimentos e gerar mais empregos.

Ele ainda afirmou que não haverá flexibilização ambiental, na prática, o novo procedimento online vai trazer mais segurança, impessoalidade e agilidade ao requerente. Cláudio ainda disse que nos próximos anos, a Serra poderá superar a capital Vitória no quesito de orçamento público, e com isso, poder oferecer mais qualidade de vida a população.

O prefeito Sérgio Vidigal, que conduziu a reunião de trabalho, defendeu uma prefeitura digital, mas sem perder a humanização no trato com a população, especialmente a mais carente, que muita das vezes enfrenta problemas crônicos de exclusão digital. Na Serra, estima-se que haja uma população de 100 mil pessoas na linha da pobreza.

Vidigal disse também que os servidores públicos serão treinados para executar os novos procedimentos virtuais à medida que foram sendo implantados. Além disso, o prefeito estima que em médio e longo prazo, o município terá uma folga na folha salarial de servidores, uma vez que a otimização dos serviços e processos públicos por vias digitais pode gerar menos demanda de pessoal.

A modernização da Prefeitura esteve presente nas plataformas eleitorais que conduziram Vidigal ao quarto mandato de prefeito. Dando sequência a esse processo, além da novidade na aprovação de projetos online – citada acima – essa semana a prefeitura também implantou o agendamento online da vacina contra covid-19 para pessoas que atendam aos critérios da fila prioritária.

Essa é a primeira medida de serviço na ponta. De acordo com o prefeito, a expectativa é evoluir para marcação de consultas online, prontuário eletrônico, entre outras ações para sanar o deficit na área da saúde da Serra e também em outras áreas.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

16 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

19 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

24 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás