Categories: Divirta-se na Serra

Eliziário Rangel recebe exibição gratuita de filme sobre lendária banda capixaba ‘Os Mamutes’

Os Mamíferos são reconhecidos pela vanguarda nas composições, arranjos e também por figurinos e maquiagens que usavam no palco. Foto: Arquivo Os Mamíferos

Neste sábado (11) tem cinema de graça na Serra. E o melhor, com filme intimamente ligado à história da música do ES e do Brasil. Trata-se do longa ‘Diante dos Meus Olhos’, que retrata o lendário trio ‘Os Mamíferos’, grupo musical do Espírito Santo que existiu entre na segunda metade da década de 1960.

A sessão será às 18h no centro cultural Elisiário Rangel em Jardim Limoeiro. E será comentada pelo diretor André Félix e por Francisco Grijó, autor do livro ‘Os Mamíferos – Crônica Biográfica de Uma Banda Insular’, obra que ajudou a inspirar a criação do filme.

Diante dos Meus Olhos foi exibido até em festivais internacionais, dentre eles o Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e no Olhar de Cinema de Curitiba, ambos em 2018.

Os Mamíferos existiram na 2ª metade da década de 1960. A banda era formada por Afonso Abreu (baixo e voz), Mário Ruy (guitarra) e Marco Antônio Grijó (bateria). Praticamente desconhecidos do grande público, o conjunto é considerado jóia da música não só do cenário musical capixaba, mas brasileiro.

Isso por conta, em parte, dos arranjos e composições de vanguarda, mas também pelo fato dos músicos se apresentarem com máscaras e adereços. Isso tudo anos antes de outra banda incrível, o Secos e Molhados, que inspiraria o conjunto norte americano Kiss.

A obra de Os Mamutes antecedeu, em plena ditadura militar e numa ilha quase esquecida – Vitória do Espírito Santo – a tropicália, o glam e o fusion. Era uma proposta de liberdade beatinik fundida com ideias de Marshall MacLuhan, filósofo canadense (1911 – 1980) conhecido por vislumbrar a internet três décadas antes dela surgir e por cunhar o termo aldeia global.

Nos últimos anos holofotes foram lançados sobre a obra de Os Mamutes. Primeiro pelas mãos do sobrinho de Afonso, Murilo e Abreu, que gestou ideia de regravar as composições da banda. Para isto Murilo criou o projeto Aurora Gordon e lançou os discos ‘Lamelombras Birinights’ (2011) e ‘Aurora Gordon na Ponte da Passagem’ (2015), que contaram com participações de ícones atuais da música capixaba.

Holofotes que ficaram ainda mais intensos com o livro de Francisco Grijó – primo do baterista Marco Antônio Grijó. E agora com o filme de André Felix.

O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na Rua Gonçalves Dias, nº 1201, em Jardim Limoeiro, Serra – ES.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

25 minutos atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

2 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

3 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

4 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

4 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

4 horas atrás