Notícias

Eliziário Rangel abre galeria para exposição indígena a partir deste sábado

A exposição celebra a rica herança cultural do povo indígena Puri: a abertura será neste sábado (6), às 19 horas, no Eliziário Rangel. Crédito: Divulgação

O projeto Cores no Branco está abrindo mais uma exposição no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra. Desta vez, a galeria Benedita Torreão, anexa ao centro cultural, receberá a exposição Titiñan Puri da artista plástica e indígena Kath Xapi Puri.

A abertura acontece neste sábado (6), a partir das 19 horas, e ficará aberta para visitação até o dia 22 de junho. A exposição celebra a rica herança cultural do povo Puri.

A mostra apresenta ilustrações digitais e pinturas acrílicas que retratam a resistência e sabedoria das avós Puri, mulheres fundamentais na preservação da identidade e tradição de seu povo.

A exposição é a segunda a fazer parte do Projeto Cores no Branco, sendo uma homenagem à força e ao conhecimento dessas anciãs, cujos ensinamentos são muitas vezes esquecidos no contexto urbano.

O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Guimarães Rosa, 1201, em São Diogo.

+ Exposição interativa da Disney começa nesta sexta na Serra com visitação gratuita

Sobre a artista

Kath Xapi Puri é mulher de ancestralidade Puri, neta de dona Iraci, nascida em Muriaé-MG e criada na periferia de Serra-ES. É ilustradora, designer e diagramadora. Graduada em Design pela UFES e com Formação Pedagógica em Artes Visuais pela Uniasselvi.

Atualmente, atua como designer no Instituto AzMina e presta serviços para outras instituições relacionadas aos direitos indígenas. Como ilustradora, sua principal temática é a representatividade indígena, biomas nativos e ancestralidade. No ano de 2022, participou da I Bienal de Arte Indígena do Rio de Janeiro e da exposição Projeta JPA.

Serviço

Exposição “Titiñan Puri”

  • Data: De 06 de abril a 22 de junho
  • Local: Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER)

Humberto de Campos, 1201 – São Diogo I, Serra

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dengue pode deixar sequelas no corpo, entenda quais são

JULIANA MATIAS O Brasil já registra mais de 4,8 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados do…

14 horas atrás

Polícia Civil detém jovens suspeitos de roubo de veículo na Serra

Na última sexta-feira, a Polícia Civil deteve dois homens, de 23 e 19 anos, suspeitos de roubar um carro, um…

14 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra reduzem em mais de 30% pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a Serra registrou redução no número de acidentes com mortes nas vias que cortam a cidade.…

15 horas atrás

Desenrola Brasil para pessoa física termina nesta segunda (20); veja como negociar dívida

  LARYSSA TORATTI Consumidores inadimplentes que desejam renegociar dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil precisam ficar atentos ao prazo,…

16 horas atrás

Casagrande está no auge da sua vida pública e é hegemônico dentro das linhas da democracia

Em 2010, Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo pela primeira vez, vencendo a disputa no primeiro turno…

16 horas atrás