Categories: Esporte

Eles se penduram em cordas atrás de adrenalina

Serranos do rapel. Grupo pratica o esporte radical no Mestre Álvaro e em outros points espalhados pelo Espírito Santo. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Subindo cachoeiras e montanhas, não só da Serra, como de diversos cantos do Estado. Essa é a rotina de um grupo de amigos de 9 a 45 anos do município que se junta pelo menos uma vez por mês para praticar rapel – um esporte radical, que é uma atividade vertical que usa cordas e equipamentos adequados para descida de paredões e vãos livres.

Os amigos do Rapel Adventure se reúnem desde 2010 e conta com praticantes dos bairros Jardim Bela Vista, Cascata, Eldorado, Jacaraípe, Vista da Serra e Planalto Serrano.

Os aventureiros serranos são Luthieska, Nice, Elania, Nira, Juliana, Assucena e como os responsáveis pelo grupo estão Edson Reis, Gleisi Kelen e Daniel Montarroyos.

Os amigos encaram o rapel como um momento de lazer, confraternização e a oportunidade de praticar um esporte diferente e que não faz parte do cotidiano das pessoas.

Dentro da Serra, a prática rola na torre no Mestre Álvaro, em Furnas, na Pedra Branca e no Sítio Recanto do Mestre Álvaro, em Guaranhuns, no Circuito do Agroturismo da Serra.

Fora da cidade, os pontos são em Cachoeiro do Itapemirim, na cachoeira Alta; Santa Leopoldina, na cachoeira do Palito e na Véu da Noiva; Santa Teresa, na cachoeira do Country; Itapina; e na cachoeira de Matilde.

Segundo Gleisi Kelen, o local preferido da galera do rapel é Santa Leopoldina. “Pelo menos uma vez por mês, dependendo da disponibilidade dos membros, viajamos também para outros estados em busca de novas aventuras. Sempre nos reunimos na casa do Edson para decidir para onde vamos. O fator tempo também implica muito no local ou na viagem”.

Segundo Daniel Montarroyos para a prática do esporte é preciso ter um local seguro. “Equipamentos de qualidade e sempre bem cuidados, cadeirinha, mosquetão, corda, capacete, tênis e luvas também são extremamente necessários. Somos um grupo de amigos, nunca cobramos e de vez enquanto levamos convidados”.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

38 minutos atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

42 minutos atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

57 minutos atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

1 hora atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

1 hora atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

2 horas atrás