Categories: Notícias

Eleições e responsabilidade

As opções políticas são bem diferentes do passado.  Graças a Constituição Cidadã, de 1988, que ampliou o direito de voto, hoje o eleitorado ultrapassa o patamar de 140 milhões, fazendo o País transitar de um ambiente eleitoral excludente para uma democracia de massa. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, votarão pela primeira vez 11 milhões de jovens eleitores com idade entre 16 e 20 anos. Muitos deles participaram dos protestos de junho do ano passado e, com o título de eleitor em mãos, vão manifestar suas vontades. Correspondem, em números aproximados, a 12 % do eleitorado que irá eleger, além do presidente da república, governadores dos Estados e as Casas Legislativas.

 

Hoje, predomina a tese de um país que cresça, que reduza impostos, crie empregos e invista em campos estratégicos como saúde, educação, transporte e segurança. Enfim, desamarre os nós que freiam a modernização social e inspire confiança. Diante da crise de representação que se desenha e que se manifesta no número de indecisos e nulos das pesquisas eleitorais e nas ruas, o pacto de responsabilidades precisa substituir as meras alianças políticas, sedimentadas na troca de cargos por apoio no congresso e nas casas legislativas.

 

Havendo entendimento e unidade de propósitos, os avanços se sucederão e a fragilidade cederá lugar à consistência e profundidade nas ações. Na presidência da república, nos governos ou no legislativo, os representantes da sociedade terão que governar para todos e a todos ouvir, não importa se serão de esquerda ou de direita, conservadores ou reformistas. Nestas eleições, não mais bastará apenas prometer, nem proclamar boas intenções. Mas, sobretudo, encontrar respostas adequadas para os desafios do presente. Das urnas, nascerá um novo país, com novas exigências, portanto com identidade totalmente diversa daquela até então conhecida. Na prática, a forma de fazer política terá que mudar. Portanto, vote consciente. É sobre isso que falaremos no próximo encontro. Até lá.

 

Rodrigo Lucas – Advogado – E-mail: drrodrigolucas@hotmail.com

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás