Categories: Economia

Eleições animam mercado de marketing político e gráficas

Os tradicionais santinhos devem movimentar as gráficas. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri                                                                                    

A chegada das eleições movimenta o mercado gráfico, publicitário e de marketing político, aumentando a demanda por serviços em mais de 100% em alguns setores. Impressão de material gráfico, planejamento estratégico, pesquisas, análise de cenário, são alguns dos serviços que os candidatos procuram.

O executivo de contas da gráfica Metro, Renato Reis, espera aumento nos negócios. A gráfica fica no Civit II.  “A expectativa é de que as eleições façam o faturamento a demanda por serviço aumentar de 15 a 20%, o que para mim não é muito significativo. Pelo que escuto e vejo, isso se deve às mudanças das regras eleitorais, como proibição da doação de empresas, por exemplo”, avalia.

Para quem trabalha com estratégia e marketing político, o serviço aumenta em mais de 100%. É o que diz Eduardo Gomide, sócio-proprietário da Nova Comunicação Inteligente e Marketing Político.

“A empresa assessora mandatos e faz marketing político. Nos períodos eleitorais a procura aumenta em mais de 100%, pois os políticos não têm costume de fazer um trabalho de manutenção de mandato. O aumento vai de março até as eleições. Mas nas eleições de cenários Estadual e Nacional o faturamento é pior porque não prestamos serviços para mais do que um candidato de cada cargo, por questões de ética e de estratégias de campanha”, ressalta.

Mas as novas regras reduziram os ganhos em relação às campanhas anteriores. “As mudanças na legislação também levaram a adequar os valores à realidade atual de gastos. Tivemos que ser mais criativos com menos recursos disponíveis e também houve redução em nossos ganhos em comparação a campanhas anteriores”, explica Eduardo.

Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político, também afirma que as mudanças na legislação alteraram o mercado.

“O fim do financiamento empresarial nas duas últimas eleições trouxe uma nova realidade. Hoje os serviços mais procurados são da parte estratégica: planejar campanha, mapear território, definir ações. O desenvolvimento de peças gráficas também. No período eleitoral há um aumento de 50% na busca por serviços, mas temos uma parcela dos candidatos que se programa um ano antes da campanha”, revela.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás