Categories: Mestre Álvaro

Eldorado eleitoral capixaba

Yuri Scardini

Nem bem acabou a eleição desse ano e o meio político já mira em 2020. Estão fervendo os ânimos na Serra, cidade governada por Audifax  Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT) de 1997 pra frente. Isso porque há uma chance expressiva de nenhum dos dois estarem na disputa.

O prefeito Audifax não tem a opção de reeleição, já Vidigal teve suas contas rejeitas pelo Tribunal de Contas, referente a 2012, quando foi prefeito da Serra. Fato que pode torná-lo inelegível. Vidigal ainda vai recorrer, mas se o Tribunal não acatar o recurso, quem deverá decidir o futuro político de Vidigal são os vereadores. O ex-prefeito vai precisar de 16 votos. Uma tarefa das mais difíceis.

Caso ocorra, indubitavelmente a Serra se tornará a cidade mais sedutora em 2020, uma vez que a cadeira de prefeito é uma das posições mais privilegiadas politicamente no Estado.

Mesmo não estando diretamente na disputa, tanto Audifax quando Vidigal participarão do processo. A partir de 2019 o prefeito deve começar a trabalhar sua linha de sucessão, para manter seu grupo político no município e dar sustentação para Audifax disputar o Governo do ES em 2022. Já Vidigal como cabo eleitoral também pode desequilibrar. 

Não está claro quem será o escolhido de Audifax, mas o prefeito tem dedo bom para isso, é só ver o fenômeno Fabiano Contarato (Rede), eleito senador com mais de 1 milhão de votos, quando só Audifax acreditou ser possível em meados do ano passado. Além disso, o prefeito vem com um extenso planejamento de obras fruto de operação de crédito, que pode ser uma boa vantagem na hora de cair para a rua e pedir votos para o sucessor.

O PSL de Bolsonaro, figurado por Manato no ES, também está de olho grande na cidade. Mas este plano está condicionado a resultados favoráveis do Governo de Bolsonaro, coisa que ainda é uma incógnita.

Além disso, resta saber qual o tamanho dos deputados Bruno Lamas (PSB), Vandinho Leite (PSDB) e Alexandre Xambinho (Rede) em 2020, dois postulantes ao cargo que vão precisar ganhar musculatura para chegar com força na disputa, uma vez que os resultados eleitorais desse ano deixaram a desejar. Não se descarta também a possibilidade de surgir alguém através desse fenômeno das redes sociais já que o campo pode estar aberto.

A Serra órfã de Vidigal e Audifax na urna em 2020 será fato não visto há 23 anos. Tudo pode acontecer.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

16 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

17 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

17 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

18 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

20 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

20 horas atrás