Eleições 2020 na Serra

Efeito eleição? Dos cerca de 700 cargos comissionados da Serra, 631 estão de férias

Serra está com aproximadamente 69 comissionados trabalhando para o Município neste momento de eleição. Foto: Jansen Lube

A Serra tem cerca de 700 cargos comissionados para livre nomeação do chefe do Executivo municipal, que atualmente é o prefeito Audifax Barcelos (Rede). Por natureza, os comissionados são peças chaves para os governos, pois além de serem funções destinadas a pessoas de confiança, estes cargos também servem como válvula de escape em caso de necessidade de redução de custos, dado que os servidores efetivos não são passíveis de exoneração por simples razões.

Entretanto, no Brasil, foi naturalizada a prática de ocupação desses cargos comissionados por indicação política. Muitas vezes para formar alianças e agregar aliados nos arranjos políticos partidários. Aqui na Serra, é comum que cargos comissionados participem das eleições municipais formando militância e volume para as campanhas tanto de prefeito, quanto de vereadores.

O TEMPO NOVO fez um compilado de dados por meio do Portal da Transparência da Prefeitura da Serra e identificou que dos cerca de 700 comissionados, 631 tiraram férias neste período eleitoral. Não dá para afirmar que todo esse quantitativo entrou de férias para fazer campanha eleitoral. No entanto, o número chama atenção tanto por ser alto, quanto pelo histórico municipal.

+ Prefeitura decreta ‘feriadão’ prolongado para servidores da Serra

Se comparar o número de servidores comissionados que tiraram férias no mesmo período do ano passado, a diferença fica explícita. Em 2019, foram 79. Número este que é quase 800% menor que o desse ano. Já em 2018, também ano eleitoral (eleição estadual e nacional), o número foi maior que 2019, mas muito inferior que o de 2020. Foram 141 comissionados de férias.

Pelas redes sociais, é comum ver servidores com selo de candidatos nas fotos de perfil e defendendo aqueles políticos do qual estão fazendo campanha. Prática que não é ilegal, desde que não haja uso da máquina pública para fins eleitorais e que essas pessoas estejam de férias ou façam campanha fora do expediente de trabalho.

Prefeitura da Serra não se pronuncia

A reportagem demandou a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra para saber o motivo pelo qual tantos comissionados estão de férias nesse momento eleitoral. O Município também foi questionado se essa baixa no número de funcionários não estaria causando danos ao serviço público prestado pela prefeitura à população.

No entanto, as duas perguntas não foram respondidas até a finalização deste texto. Caso o Município se manifeste, essa matéria será atualizada com as justificativas recebidas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

19 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás