Categories: Política

Edson Vargas e Cabo Porto: duas perdas trágicas para a política e o município da Serra

Cabo Porto era vereador da Serra. Foto: Fábio Barcelos/Arquivo TN

Por Eci Scardini:

Dois jovens políticos deram adeus de forma trágica e precoce dessa vida: Edson Vargas e Cabo Porto.
Outras similaridades marcam as duas tragédias: foi na mesma BR 101, atingidos por carretas, ambos invadiram a contramão e a época do ano foi próxima.

Edson Vargas era contador, residia também em Jacaraípe, era membro da Primeira Igreja Batista do bairro, tinha 47 anos.
Vargas teve uma carreira política meteórica. Foi candidato a prefeito em 2000, fazendo uma campanha inusitada: usou dezenas de carroças de burro para servir de carro de som, alegando não ter recursos para contratar carros. Naquele ano, Sérgio Vidigal se reelegeria prefeito da Serra.
Em 2002 Edson Vargas se elegeria deputado estadual, pelo PMN, obtendo 10.104 votos. Na Assembléia se notabilizou pela perspicácia e foi membro da Comissão de Finanças da casa.
Quis o destino que no dia 19 de janeiro de 2006, Edson sofresse um grave acidente de carro, que interromperia de forma abrupta a sua vida. Ele saiu de Conceição da Barra (norte do Estado), onde passava verão com a família. Em um dos trevos que dá acesso à fábrica da então Aracruz Celulose, entre Linhares e Aracruz, na BR 101, ele perdeu o contole do carro, bateu de frente com uma carreta, por volta também das 12 horas.
Edson estava acompanhado de uma senhora, que se supõe ele deu carona. Ela sofreu escoriações mas sobreviveu; Edson perdeu a vida ali mesmo, ficando com o corpo todo desfigurado.

Quatorze anos depois, outro promissor político local, perdeu sua vida de forma trágica, e em circunstâncias bem parecidas. Trata-se do vereador da Serra Cabo Porto, cujas perspectivas eram de que seria um dos campeões de votos nas eleições 2020.

Os dois reuniam todas as condições para serem protagonistas na política serrana, podendo alcançar cargos relevantes.
A vida não tem muitas surpresas não.Mas a vida tem um grande segredo: quando e em que circunstância a gente vai embora dela. E isso pertence a Deus. Que assim seja.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás