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Eco 101 não aparece em reunião sobre Contorno do Mestre Álvaro

Projeção de como será o Contorno do Mestre Álvaro. (Foto: Divulgação)

Por Conceição Nascimento e Yuri Scardini

Com o início das obras do Contorno do Mestre Álvaro durante a semana, a expectativa é de que a obra deslanche. Orçada em R$ 290 milhões, a nova rodovia será uma alternativa para atravessar o município sem passar pela malha urbana entre Carapina e Serra Sede, além de trecho do Contorno. Para esclarecer dúvidas, foi convocada uma reunião de trabalho aberta à imprensa no gabinete do prefeito Audifax Barcelos (Rede) na última segunda-feira (13). Estavam presentes representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), empresários e líderes comunitários. A ausência ficou por parte da concessionária Eco 101.

A expectativa é que a obra fique pronta dentro de três anos e absorva aproximadamente 30% do tráfego de veículos que hoje circulam pela BR-101 na Serra, economizando tempo de viagem e reduzindo número de acidentes. 

A pista terá 18,9 km com faixa dupla nos dois sentidos. Apesar de ser construída com dinheiro público, a nova rodovia ficará sob responsabilidade da Eco.

Já o atual trecho, que é listado pela Polícia Rodoviária Federal como um dos mais perigosos do Brasil, deve ser municipalizado.

Procurado sobre o assunto, a Eco confirmou que vai entregar o atual trecho da BR para o poder público. “A Eco 101 informa que, por enquanto, não vai comentar o assunto, pois a obra está em fase inicial. É importante esclarecer que, de acordo com o contrato de concessão, após a conclusão do contorno do Mestre Álvaro, o trecho urbano de Serra poderá ser assumido pela Prefeitura, Estado ou União”.

Obra vai gerar 430 empregos diretos e 1000 indiretos

Nesta semana, já se iniciaram os preparativos da obra. Funcionários estão em etapa de treinamento para começar o canteiro de obras. Para a construção da rodovia, está prevista a contratação direta de 430 pessoas, além de 1000 empregos indiretos. Segundo relatado na reunião, interessados em ocupar as vagas poderão encaminhar currículos para a empresa capixaba Contractor, que é a líder do consórcio responsável pela obra.

A Prefeitura da Serra tem expectativa de um novo eixo de desenvolvimento, especialmente para a região da grande Serra Sede, uma vez que o Contorno deve atrair novas empresas e se transformar em área de expansão urbana.

Representantes do comércio daquela região defenderam que o consórcio ganhador da licitação contrate mão de obra local para construir o Contorno e que a Prefeitura estabeleça um plano de atração de empresas e incentivo para a contração de moradores do município no quadro de funcionários das futuras empresas. O prefeito sinalizou positivamente para a medida.

Prefeitura quer municipalização, mas com benfeitorias concluídas

Durante a reunião sobre a obra do Contorno, a reportagem do TEMPO NOVO perguntou ao engenheiro Fábio José Vitória, que representou o DNIT, se este órgão ou a Eco estariam dispostos a cumprir alguma condicionante para entregar a responsabilidade do atual trecho urbano da BR-101 que corta cidade à Prefeitura. Entretanto, ele disse que não poderia responder, uma vez que a conversa com o Município ainda não evoluiu.

Audifax sinalizou, durante a reunião, que tem interesse de assumir a rodovia, uma vez que esbarra em burocracias junto à Eco e ao DNIT para resolver questões pertinentes ao município, como melhoria na iluminação, por exemplo. A empresa e o órgão federal, porém, terão que cumprir uma lista de benfeitorias. “Vamos criar uma comissão para estabelecer critérios e condicionantes para assumir o atual trecho da 101. Posso citar a questão do Trevo de Cidade Pomar, que é uma demanda antiga daquela comunidade e também um local que registra muitos acidentes”, disse Audifax.

Compensação ambiental de R$ 1,4 mi será dividida com Cariacica

Entre os pontos que mais preocupam está o impacto ambiental, já que a nova rodovia será construída na face oeste do Mestre Álvaro, local onde há muita riqueza de biodiversidade. É lá também onde se concentra grande parte dos alagados do morro, os quais, em períodos de chuva, se transformam em lagoas e acumulam grande quantidade de vida entre fauna e flora.

Segundo o DNIT, nos pontos de alagados estão previstas pistas elevadas. Já em relação às passagens de animais, o Iema, órgão que licenciou a obra, disse haverá 34 pontos de passagem de fauna, inclusive com passagens de gado em duas estacas.

O Iema informou, ainda, que haverá compensação ambiental, com valor de aproximadamente R$ 1,4 milhão, que deverá ser destinado para a criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral no interior da Apa do Mestre Álvaro, para a implementação da Área de Proteção Ambiental do Morro do Vilante e na Reserva Biológica de Duas Bocas em Cariacica.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

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