Categories: Mestre Álvaro

Eco 101 acima de todos

Por Bruno Lyra

Depois de tantos anos de expectativa, o Contorno do Mestre Álvaro pode sair do papel. Mas ficará de mão beijada para a Eco 101, uma vez que os R$ 290 milhões previstos para a nova via sairão dos cofres públicos; e com isso, conforme contrato de concessão do trecho capixaba da BR 101, será transferido à Eco. Empresa que, por sua vez, aumentou o pedágio em 43% nos últimos cinco anos, mas só duplicou 15,5 km dos mais de 200 km que já deveria ter feito, segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

A expectativa é de que o Contorno do Mestre Álvaro melhore a mobilidade e a qualidade de vida na Serra, uma vez que vai tirar – aponta o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) – cerca de 30% do tráfego no trecho urbano da BR 101 na Serra, entre o Jacuhy e Belvedere. Com os 18 km da nova via, que já será entregue duplicada e com ciclovia, a estimativa é de redução em 40 minutos da viagem para quem está só de passagem pelo município.

A tendência é que o trecho urbano da BR 101 seja municipalizado; a prefeitura, inclusive, já demonstrou interesse. Entretanto, quer que Eco 101 e DNIT entreguem o respectivo trecho em boas condições,  o que inclui a construção do trevo de Cidade Pomar, dentre outras melhorias. Mais do que justo, uma vez que a concessionária receberá, sem custo para ela, o Contorno do Mestre Álvaro novinho em folha para explorar.

Contorno que deverá abrir a penúltima frente de expansão urbana da Serra, a porção oeste do Mestre Álvaro, que inclui as regiões de Queimado, Aroaba, Calogi, Muribeca, além de incrementar o mercado imobiliário no entorno da sede do município. Sobrará como flanco rural apenas a região de Putiri, encravada entre Serra Sede e Nova Almeida.

Boa parte do Contorno passará sobre uma área de grande riqueza e sensibilidade ambientais: a zona de alagados e turfas do corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro. Espera-se que a obra gere contrapartidas para a preservação da natureza que sobrará após tamanho impacto, incluindo maior preservação do próprio Mestre Álvaro, passagens para fauna silvestre, sistema de drenagem que dê conta das periódicas cheias na região e não piore as inundações nos polos industriais Jacuhy, Piracema, Tims e nos bairros Jardim Tropical, Central Carapina, Cantinho do Céu e José de Anchieta II.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás