Categories: Política

“É uma questão meramente política”, diz Audifax sobre devolução dos recursos de convênios

Enquanto o prefeito diz que não devolve o dinheiro, o Governo do Estado informou que vai adotar medidas em desfavor das prefeituras que descumprirem o decreto

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, confirmou que não vai devolver o dinheiro. Foto: Reprodução Youtube

Após a confirmação de que a Prefeitura da Serra não vai devolver o dinheiro dos convênios firmados entre o município e o ex-governador Paulo Hartung (sem partido), o prefeito Audifax Barcelos (Rede) divulgou um vídeo por meio do qual justifica a decisão.

A atitude contraria o Decreto publicado pelo governador Renato Casagrande (PSB), no segundo dia do seu governo, 2 de janeiro, por meio do qual determina a devolução dos valores de convênios assinados nos últimos 90 dias de governo do seu antecessor, Paulo Hartung (sem partido). 

Confira o que disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos:

“No caso da Serra, foram cinco convênios, e esses convênios são de uma luta muito grande, de ano e se tratam de três obras e dois equipamentos. Trata da obra para a gente terminar a Norte Sul, a ciclovia, que não foi concluída; trata de mudar a Avenida Talma, o canteiro central, também basicamente a ciclovia; e trata de uma ciclovia em Bairro de Fátima, Hélio Ferraz, para ligar a Jardim Camburi. Ou seja são três obras de pavimentação, mas basicamente de ciclovia, para atender ao trabalhador, para atender a nossa população. Os outros dois convênios são também de fundamental importância; um que é os equipamentos da Upa de Castelândia, a obra está muito adiantada e nossa ideia é entregar em junho ou julho. É mais uma Upa que a cidade vai ter, e as Upas não atendem só a moradores da Serra. Na Upa de Carapina nós atendemos 10 mil moradores da Grande Vitória. A outra Hospital Materno Infantil, com 135 leitos que vai atender não só aos moradores da Serra, mas do Estado e de fora do Estado. Conseguimos, com o governo anterior equipar totalmente esta obra que a gente pretende entregar no final do ano, ou início do ano que vem. Recebemos para equipar esse hospital mais de R$ 8 milhões; para equipar a Upa de Castelândia, mais de R$ 2 milhões. Como eu vou pegar esse dinheiro, muito dinheiro, e vou devolver? Eu vou fazer o quê? Essas licitações, alguns materiais foram comprados em dólar. Então quanto mais cedo entregar esse material menos riscos eu vou ter. Se or recursos forem retirados provavelmente vai atrasar a entrega dessas obras. provavelmente não vou ter condições, porque o volume é muito grande, de entregar. E o sacrificado com isso é a nossa população e eu não posso permitir isso. Por que nós não devolvemos? Primeiro porque entendemos que não tem nenhuma ilegalidade nesses convênios, muito pelo contrário. É geração de emprego para nossa população. E esses equipamentos já estão em fase de entrega. Então não justifica eu prejudicar a população da Serra, do Estado e de fora do Estado, em função, meramente, com todo respeito, que a gente entende que não é legal, mas meramente política. eu sou parceiro, tenho colocado para o atual governador tanto o nosso deputado, Xambinho, que é da Rede; tenho conversado com o senador Contarado, que é do nosso partido, para a gente ajudar o atual governador. Eu também quero ajudar, mas não posso ter atitudes que vão contra os interesses da população da Serra. Peço a compreensão do nosso governador Renato Casagrande que não retire os recursos do hospital, da Upa e das obras que citei”, explicou o prefeito. 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

1 hora atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

1 hora atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

2 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

3 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

3 horas atrás