Categories: Política

“E se o vazamento (de óleo) fosse na praia de Copacabana?”, diz Contarato contra Bolsonaro

O Senador Fabiano Contarato subiu o tom contra o Governo de Jair Bolsonaro (PSL) por conta da “omissão” no caso da poluição por óleo que vem assolando as praias do nordeste há aproximadamente 50 dias. De acordo com o capixaba, “Bolsonaro é o capitão de um navio naufragando” e que “não tem noção de sua função”.

As declarações foram dadas em entrevista ao site do Uol. “Ele (referindo-se a Bolsonaro) não visitou nenhuma praia; sequer sobrevoou a região”, critica o senador.

Ao TEMPO NOVO a assessoria de Contarato disse que ele cobrou explicações do Governo Federal sobre manchas de óleo em praias do Nordeste.

“O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) está requerendo informações dos Ministérios de Meio Ambiente e de Minas e Energia sobre as causas e os efeitos das manchas de óleo em praias do Nordeste. Seus requerimentos foram aprovados na quinta-feira (10) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, colegiado que Contarato preside”, disse  em nota.

O senador aponta para danos ambientais, prejuízos ao turismo e novamente critica a postura do Governo de Bolsonaro. “Até aqui o governo tem sido reativo. Mas o que precisamos é de pro-atividade. Queremos saber o que será feito e em quais prazos. Também, não é só mitigar danos. É preciso prevenir acidentes, fiscalizar atividades econômicas e ter uma real preocupação com o meio ambiente. Vamos cobrar e muito. Esse é o nosso papel como parlamentar e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal”, disse o senador.

Depois de notificados, os ministérios terão até 30 dias para esclarecerem, entre outras coisas, sobre medidas de contenção de danos e responsabilização dos causadores.

Entenda o caso

O Vazamento de óleo já é tratado como o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O material já atingiu 201 localidades de 74 municípios nordestinos. Segundo o Ministério Público, 2.100 quilômetros de litoral de nove estados já foram atingidos pelo óleo. Seiscentas toneladas de resíduos já foram retiradas das praias, segundo a Marinha.

Os estados atingidos até o momento são Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Rio Grande do Norte. O vazamento já atingiu 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste.

‘Chegada’ do óelo em praias da Serra

Ainda não há certeza sobre a possibilidade da ‘chegada’ do óleo em praias capixabas. A prefeitura da Serra foi demandada sobre o assunto, para explicar sobre plano de contingência, retirada e manejo do material caso ele chegue ao litoral do município, mas ainda não respondeu.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás