Categories: Notícias

Drama de Audifax alerta para riscos da pneumonia

Doutora Cileia diz que é preciso boa alimentação, sono adequado, além de ambientes limpos e arejados para afastar os riscos de agravamento de doenças respiratórias. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

O drama vivido pelo prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede), que se recupera de uma grave pneumonia que o levou ao um quadro de infecção generalizada, chamou a atenção para este problema de saúde perigoso que atinge o sistema respiratório. E que é mais comum do que se imagina.

No caso do prefeito, a doença evoluiu de uma gripe insistente. Para evitar que isso aconteça a presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo, Cileia Martins, que também atua como médica no Hospital Metropolitano, onde Audifax está internado, diz que é preciso cuidados diários com o organismo.

“A pneumonia é uma doença inflamatória, infecciosa, normalmente causada por bactérias. Por isso quando a imunidade do paciente está baixa, ela pode evoluir para um quadro grave, como ocorreu com o prefeito. Uma boa alimentação, bom sono, ambiente arejado e limpo, limpeza das vias nasais com soro, especialmente quem tem rinite, asma e bronquite ou está gripado, são formas de evitar uma pneumonia, pois as bactérias são oportunistas e se pegam o organismo sem defesa atuam de forma agressiva, levando a complicações, como bacteremia, de septicemia, derrame pleural”, explica.

Diabéticos, usuários de corticoides, portadores de doenças autoimunes e fumantes também devem ter mais cuidado, pois são mais suscetíveis a complicações em caso de pneumonia.

“Quando o diagnóstico é precoce, o que é mais comum, o tratamento da doença é em casa e dura entre 10 e 14 dias. Neste caso o controle é feito só com raio-X frontal e lateral e hemograma. Mas quando há complicações, o paciente precisa de internação para receber medicação venosa, às vezes até respiração mecânica e UTI onde os médicos acompanham 24h por dia. Quando isso ocorre o tratamento pode durar de 20 a 30 dias”, explica.

Para evitar complicações, ela orienta quando o paciente deve retornar ao médico. “Começou com gripe, resfriado, ou tem rinite, sinusite, asmático procure o médico quando a cor da secreção começar a mudar de branca para amarela ou se tiver pico febril, dor toráxica, dificuldade para respirar, mesmo que já esteja em tratamento”, salienta.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

1 hora atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

2 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

2 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

2 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

2 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

2 horas atrás