Categories: Meio Ambiente

Dragagem em córrego deixa margens sem vegetação

 

O córrego Laranjeiras forma o rio que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos e vem sofrendo aumento da degradação. Foto: Bruno Lyra O córrego Laranjeiras forma o rio que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos e vem sofrendo aumento da degradação. Foto: Bruno Lyra
O córrego Laranjeiras forma o rio que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos e vem sofrendo aumento da degradação. Foto: Bruno Lyra

Uma das últimas áreas verdes no coração urbano da Serra, o vale do córrego Laranjeiras sofreu mais uma degradação no último final de semana: as margens do riacho apareceram sem vegetação ao lado do Tobogã (Avenida Carlos Polido) entre os bairros Laranjeiras e Chácara Parreiral.

A ação chamou a atenção de moradores do bairro.  Segunda a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, o trecho do córrego foi dragado pela Secretaria de Serviços. “Essa ação tem autorização da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e irá até o bairro Guaraciaba. É para prevenir inundações, já que o período de chuvas está próximo”, explica.

Segundo ela não há projeto de ocupação daquele fundo de vale autorizado pela secretaria e o impacto gerada pela dragagem faz se necessário diante do risco de enchentes nos imóveis que estão nas áreas mais baixas. “Toda a baixada do córrego Laranjeiras é definida pelo PDM (Plano Diretor Municipal) como área de preservação”, acrescenta.

Andreia disse ainda que o aterro feito no outro lado do Tobogã (à direita no sentido Laranjeiras x Parreiral), onde há uma placa para venda de terrenos nas margens do córrego, segue embargado. Ela explicou que aquela situação foi licenciada na gestão anterior (2009 a 2012), mesmo estando numa área onde o PDM não permite aquele tipo de ocupação.

Na superchuva que atingiu a Serra em 30 de outubro do ano passado a força das águas arrastou um imóvel erguido em área de preservação e destruiu o Tobogã, além de desabrigar famílias que moram em casas erguidas em áreas sujeitas a inundação na região.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Campanha da CDL Serra reforça importância de comprar em Laranjeiras no Dia das Mães

Neste Dia das Mães, a Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra (CDL Serra) apoia a campanha institucional “Dia das Mães…

20 horas atrás

Motorista perde controle e cai de barranco na Serra

Reprodução DOT A manhã deste sábado (27) começou com uma operação de resgate em andamento na Avenida Norte Sul, no…

2 dias atrás

A Cidade Sou Eu: exposição coletiva celebra a pluralidade da arte capixaba

Crédito: Divulgação Na próxima quarta-feira (30), a OÁ Galeria inaugura a exposição coletiva "A Cidade Sou Eu", a partir das…

2 dias atrás

CNH Social: mais de 11 mil moradores da Serra se inscrevem para primeira fase programa em 2025

Crédito: Divulgação As inscrições para a primeira fase do programa CNH Social 2025, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do…

2 dias atrás

1ª Caminhada Passos pela Inclusão para conscientização sobre o autismo acontece neste domingo (27)

Crédito: Divulgação A Serra irá sediar a 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” um evento dedicado à conscientização sobre o Transtorno…

2 dias atrás

Serra abre inscrições para seletividades dos jogos escolares 2025

Foto: Divulgação Atenção escolas da Serra! Estão abertas as inscrições para as seletivas preparatórias dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)…

2 dias atrás