Categories: Notícias

Dório Silva perto de ficar sem UTI Neonatal

A reunião será realizada nesta quinta (18), das 8h às 12h, com membros do Conselho Estadual de Saúde e de outras instituições. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento / Clarice Poltronieri

O Governo do Estado volta a discutir a transferência dos 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Serra para o Himaba, em Vila Velha. É que foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (16) uma convocação para uma nova reunião do Conselho Estadual de Saúde, que discutirá, entre outras questões, a possibilidade de transferência da UTI Neonatal do Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, para o Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), o Hospital Infantil de Vila Velha.

A publicação gerou uma série de boatos na Assembleia Legislativa (Ales). Pelos corredores da Ales a conversa era de que os leitos serão transferidos, o que vai de encontro à decisão publicada em resolução do Conselho Estadual de Saúde, em maio, em que o Governo do Estado anunciou que não iria mais transferir os leitos.

A reunião será realizada nesta quinta (18), das 8h às 12h, com membros do Conselho Estadual de Saúde e de outras instituições. Ela vai discutir sobre a viabilidade de transferência da Utin do Dório Silva para o Hospital Infantil de Vila Velha.

Membros do Conselho Municipal de Saúde também estarão presentes e pretendem impedir a transferência.

“O Conselho Municipal de Saúde estará lá para impedir que isso aconteça”, disse Jean Carlo Cassiano, membro do conselho.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que o Estado continua estudando a possibilidade da transferência e que o tema está em discussão no Conselho Estadual de Saúde.

ENTENDA O CASO

Em março, circulou a primeira informação de que a Utin seria transferida, gerando uma série de manifestações de populares e funcionários do local. À

À época, a assessoria da Sesa informou que o Estado fazia estudos para ver a viabilidade da transferência e disse que, se constatada a viabilidade, a transferência seria realizada.

A mobilização continuou e envolveu lideranças comunitárias, sindicais e políticas da Serra, que culminou em maio com o recuo do Governo Estadual na transferência.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

4 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

20 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás