Categories: Notícias

Dores na coluna podem aumentar no inverno

A dor lombar é a segunda maior causa de visita de pacientes aos médicos, só perdendo para a dor de cabeça. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge mais de 80% da população mundial e os que sofrem com o problema apresentam cansaço, desânimo e até mesmo depressão.

Isso sem falar nos prejuízos financeiros de empresas privadas e órgãos públicos por conta dos períodos de afastamentos.

 No inverno, é comum que as dores se intensifiquem. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e médico cooperado da Unimed Vitória, Bernardo Barcellos Terra, explica que com as mudanças climáticas é comum algumas pessoas queixarem-se de dores osteomusculares, principalmente nas articulações.

“A mudança no clima para o frio indica uma redução na pressão barométrica. Isso significa que a pressão contra o seu corpo cai também, suas articulações e áreas lesionadas podem começar a inchar ou doer. Este inchaço causas aumento da inflamação e exigimos que os hormônios aumentem sua atividade para lidar com essa situação. E outro fator que ocorre é que a dor no frio seja causada por tensão e contração muscular ao redor dos nervos e articulações, devido à vasoconstricção que a baixa temperatura causa”, explica o médico.

Razões – De acordo com o médico, as razões para os problemas na região lombar podem estar ligadas a vários fatores. Na grande maioria das vezes, a causa é em decorrência de problemas posturais e contraturas musculares. Nestes casos, uma reabilitação adequada e a correção de vícios posturais melhoram bastante.  E há os casos mais raros, em que as dores lombares podem ser causadas por hérnias, infecções e até mesmo tumores.

Automedicação – O principal motivo que leva indivíduos a praticarem a automedicação é a obtenção do alívio imediato dos incômodos que os afligem. Assim, diante de sinais e sintomas clássicos, as pessoas preferem “encurtar o caminho”, buscando a farmácia mais próxima para realizar a automedicação. “O uso indiscriminado de medicações sem orientação especializada traz graves consequências à saúde da população”, alerta o ortopedista.

O médico afirma que principal problema da automedicação é que ele pode “mascarar” os sinais e sintomas da doença, afetando o diagnóstico. “Além disso, em casos raros, quando o uso de remédio sem orientação médica pode piorar o quadro apresentado pela paciente, tornando a doença mais grave”, conclui.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

6 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

7 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

7 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

7 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

8 horas atrás