Categories: Notícias

Lua terá eclipse e ficará vermelha domingo (27)

O eclipse total da lua será por volta das 23h47 e durará pouco mais de uma hora. Foto: Divulgação.

Neste domingo (27) é dia de olhar para o céu e apreciar a lua. É que acontece o eclipse lunar total juntamente ao fenômeno superlua, que é quando a lua fica ‘maior’ aos observadores. E se o tempo ajudar, o eclipse poderá ser visto no Espírito Santo.

Nesse dia, a lua estará passando pela parte mais escura da sombra da Terra, o que reduzirá o brilho da Lua Cheia, que ganhará uma cor avermelhada cuja tonalidade é dependente das condições da atmosfera terrestre no momento do eclipse.

O Brasil será um dos melhores locais do mundo para se ver o fenômeno, que será visível também em todos os locais onde a Lua estiver acima do horizonte.

Segundo o Centro de Divulgação de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), o eclipse começa às 21h11, mas a visão parcial se dá a partir das 22h07. A totalidade poderá ser vista às 23h47 e ficará por mais de uma hora.

O eclipse lunar total ocorrerá próximo da Lua no perigeu – menor distância entre a Terra e a Lua, o que faz o tamanho aparente dela ser maior. A partir de 1h27, já no dia 28, a lua volta a aparecer e o eclipse termina às 2h22.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás