Categories: Amar é o Bicho

Doenças da Modernidade e os Felinos

Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras

Em toda mudança no ambiente deve-se observar o comportamento do gato. Foto: Agência Brasil

Alguns donos de gato já devem ter ouvido falar da Cistite Interticial Felina, ou da Síndrome de Pandora, ou da Síndrome Urológica Felina. Caso não tenha ouvido falar, parabéns! Até o momento seu miau não passou por nenhum evento que pudesse traumatizá-lo ou ter causado um estresse tão grande que somatizou e levou a doença física. E para os donos que já ouviram não se culpem, gatinhos são seres difíceis mesmo de manter tranquilos.

Eventos que para nós podem ser insignificantes como trocar um sofá, a posição dos móveis, ligar um liquidificador mais barulhento ou até mesmo colocar ou tirar tapetes pode ser para alguns felinos um evento pra lá de estressante e pode até deixa-lo doente.

A melhor definição que me veio a cabeça dos gatos foi ocasionada quando estávamos tratando um com possível síndrome de pandora. “O segredo do gato saudável é fazer o que ele quer, na hora que ele quer, como ele quer”. Parece até uma piada, mas infelizmente para alguns não é. Alguns gatinhos são tão sensíveis que a menor mudança da rotina dele pode ocasionar uma doença urinária. E saber o que deixa os gatinhos estressados é quase impossível aos olhos humanos.

O importante é evitar qualquer mudança na rotina dele e ficar atento a quantidade de comida e água que ingerem e a quantidade e coloração da urina quando ocorrem mudanças no seu lar. Sempre que perceberem qualquer alteração levem-no a um médico veterinário. Alguns até prescrevem medicações tranquilizantes ou  homeopáticas.

  • Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás