Categories: Divirta-se na Serra

Documentário conta história de imigração no ES

A antiga hidrovia do Santa Maria, que passava pela região do Queimado, na Serra, é retratada na obra. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes europeus que colonizaram o Estado, o documentário Porto do Cachoeiro está disponível gratuitamente na internet. A produção é uma parceria do diretor Fernando Pratti, com fotografia e edição do serrano Benevides Correia. O documentário foi lançado ano passado e disponibilizado no vimeo há cerca de um mês.

O documentário apresenta encenações inspiradas na época, além do depoimento de descendentes dos primeiros moradores da região. Até o momento, o vídeo de cerca de 56 minutos, conta com mais de mil visualizações.

Esta é primeira parte do documentário, que terá três episódios para narrar toda a história da imigração de nove etnias de imigrantes europeus que desbravaram o interior do Espírito Santo, hoje conhecido como as três santas: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Da Serra, a obra vai mostrar a navegação no rio Santa Maria da Vitória na região do sítio histórico de São José do Queimado, que antigamente era o único caminho que ligava a capital ao interior do Estado.

“A ideia inicial era fazer um documentário, mas quando fomos a campo filmar descobrimos tantas riquezas sobre as histórias desses lugares que optamos por criar uma série”, conta Fernando Pratti, diretor do filme.

Este primeiro episódio, disponível na internet, tem uma encenação contando a história desde a chegada dos primeiros imigrantes – 113 suiços e 36 alemães – no Porto de Vitória, em 1857, até seu destino final, o Porto do Cachoeiro, em Santa Leopoldina.

As gravações foram feitas nos manguezais serranos, próximo a Queimado, pois o trajeto segue da foz do Santa Maria da Vitória pela hidrovia do rio até chegar em Santa Leopoldina. Serão mostradas as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes para atingir a região do interior do Estado e como esses imigrantes conseguiram transformar Santa Leopoldina em uma das regiões mais prósperas da época.

O próximo episódio, que está em busca de captação de recursos, vai abordar a história dos Pomeranos que colonizaram a cidade de Santa Maria de Jetibá.

Confira o primeiro episódio desta saga em https://vimeo.com/190554121.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

24 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás