Categories: Meio Ambiente

Divisa entre Vitória e Serra terá reserva ambiental

A proposta é abranger a mata que fica no loteamento Santa Terezinha em Jardim Camburí, o Parque Fazendinha e a floresta de alagados (mata paludosa) se localizada entre o terreno do aeroporto e o bairro Eurico Salles na Serra (nos fundos do shopping Mestre Álvaro). Foto: Reprodução Internet Aero Junior Gracielo

Uma área verde formada por mata Atlântica em área alagada entre o bairro Jardim Camburí e a Reta do Aeroporto em Vitória pode virar Refúgio da Vida Silvestre (Revis), um tipo de reserva ambiental que impede qualquer construção no local.

Para isto, a prefeitura da capital fará uma consulta pública no próximo dia 05 de maio, às 19h na escola Euzira Viváqua em Jardim Camburí. Segundo o Gerente de Pesquisas e Monitoramento de Ecossistemas, Marco Bravo, a proposta é abranger a mata que fica no loteamento Santa Terezinha em Jardim Camburí, o Parque Fazendinha e a floresta de alagados (mata paludosa) se localizada entre o terreno do aeroporto e o bairro Eurico Salles na Serra (nos fundos do shopping Mestre Álvaro).

“Essa é a intenção inicial, mas podem haver mudanças a partir da consulta pública. A intenção é publicar o decreto da criação dessa nova unidade de conservação até  o final de junho. A mata paludosa, serve como filtro para recarga do lençol freático, além de abrigar espécies de aves, anfíbios, répteis e até alguns mamíferos pequenos”, explica Marco.

Marco não soube precisar o tamanho dessa nova reserva. Mas disse que Vitória também pretende criar outra, a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas. “Serão 25, 5 mil hectares, em sua maioria no mar, abrangendo desde a Capitania do Portos na Enseada do Suá até as proximidades do porto de Tubarão no final da Praia de Camburí, incluindo as faixas de praia.

Como esta será uma Apa, as atividades humanas – muito intensas no trecho – continuarão. Segundo Marco não afetará as atividades de Vale e Arcelor. “Queremos chamar a atenção para preservação daquelas águas, principalmente para apertar o cerco contra a poluição por esgoto e a pesca com rede de arrasto”, explica.

A consulta pública sobre a Apa será no dia 08 de maio, às 19h, no Iate Clube. A intenção é que a reserva seja instituída ainda este ano.   

     

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

8 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

9 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

21 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

23 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás