Categories: Política

Disputa presidencial  volta esquentar na sexta com horário eleitoral na TV

Marcado para o dia 28 de outubro, o segundo turno das eleições colocará frente a frente o candidato do PT, Fernando Haddad e o do PSL, Jair Bolsonaro. A campanha já está liberada desde esta segunda-feira (8), mas a propaganda eleitoral gratuita tem início nesta sexta-feira (12) no rádio e na TV. O Estado tem 2.754.728 eleitores aptos a votar. Destes, 320.800 estão na Serra.

No Estado, Jair Bolsonaro foi o mais votado, tendo a preferência de 54.76% do eleitorado, com 1.122.131 votos. Em segundo veio Fernando Haddad, que recebeu 495.869 votos, ou 24.20%. Na Serra, Haddad ficou pouco acima de média estadual com 26%, enquanto Bolsonaro ficou pouco abaixo da médica capixaba, alcançando 50.2%.

 Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os eleitores terão mais agilidade para votar no segundo turno, uma vez que o voto será apenas para presidente. Aqueles que justificaram o voto no primeiro turno podem votar, ou se não estiverem no domicílio eleitoral precisarão justificar o voto.

 “Eleição no 1º turno não foi tranquila”

O presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-ES, Leonardo Penedo Prezotti disse que o primeiro turno das eleições no ES foi um dos mais tensos de todos os tempos. “Não foi nada tranquila; por conta do acirramento da disputa entre os dois candidatos que foram para o segundo turno; os ânimos acirrados de um determinado candidato que produziu muito fake news, muitas acusações à Justiça Eleitoral, afirmando que iria ter fraude, e isso causou uma tensão muito grande para gente que gastou mais tempo desmentindo boatos que orientando eleitores”.

Para evitar que isso se repita, Prezotti disse que o TRE vai produzir um material específico para o eleitor. “Tivemos muitas filas na parte da manhã, eleitores desorientados em relação ao local de votação; congestionamento de ligações para o TRE e cartórios eleitorais, já que os eleitores deixaram para buscar o local de votação no dia da eleição. Queremos prestar as orientações ao eleitor para que possa votar tranquilamente, confiando na Justiça Eleitoral, não tem torcida por este ou aquele candidato. Os responsáveis por fake news serão responsabilizados”, finalizou.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

14 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

21 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás