Categories: Política

Disputa por Mesa Diretora segue acirrada

Yuri Scardini

Há pouco mais de duas semanas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara da Serra, os grupos de oposição e da base, seguem fazendo as contas para ver quem chega com mais votos. Marcada para o dia 02 de junho, os grupos apresentam números bem acirrados. Na base, são 11 vereadores que a princípio estariam dispostos a votar numa chapa governista. Na oposição são 10. O único vereador que ainda não deixou claro sua posição é Luiz Carlos Moreira (MDB), que pode ser o fiel da balança.

Três situações podem ser decisivas nesse contexto: uma decisão judicial que pode retornar com o mandato da vereadora afastada Neidia Maura (PSD) que deve fechar com a base; o retorno do seu suplente, Fabão da Habitação (PSD), que foi impedido pela Justiça de assumir o mandato de Neidia, e que deve caminhar com a oposição; ou ambos não conseguirem assumir o mandato a tempo do pleito. Nesses dois últimos cenários, quem pode decidir é o voto de Moreira.

Caso a Justiça entenda por uma decisão favorável à Neidia em tempo de participar da eleição, a base aliada tem tudo para apresentar uma chapa e vencer a eleição, já que em tese teriam 12 votos, que é a maioria simples. Mesmo que nem Fabão e Neidia consigam assumir a vaga de vereador, Moreira ainda teria poder de decisão, já que se por ventura optasse por compor com a oposição, o placar ficaria empatado em 11 votos cada. Acontece que o critério de desempate é a idade, e Moreira é o mais velho da Casa.

CONFIRA TABELA:

BASE OPOSIÇÃO INDECISÕES
Guto Lorenzone (Rede) Rodrigo Caldeira (Rede) Luiz Carlos Moreira (MDB)
Miguel Policlínica (PTC) Roberto Catirica (PHS) Neidia Maura (PSD)*
Basílio da Saúde (Pros) Stefano Andrade (PHS) Fabão da Habitação (PSD) *
Xambinho (Rede) Adriano Galinhão (PTC)
Quélcia (PSC) Aécio Leite (PT)
Wellington Alemão (DEM) Ailton Rodrigues (PSC)
Geraldinho PC (PDT) Nacib Haddad (PDT)
Adilson N. Porto Canoa (PSL) Geraldinho Feu Rosa (PSB)
Robinho Gari (PV) Cleusa Paixão (PMN)
Fábio Duarte (PDT) Raposão (PSDB)
Cabo Porto (PSB)

*Aguardando decisão judicial

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

20 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás