Categories: Meio Ambiente

Diretora-presidente do Iema é exonerada

Andrea Carvalho ficou 1,5 ano à frente do Iema e antes havia comandado o Meio Ambiente da Serra na gestão anterior do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Foto: Divulgação

Bruno Lyra

Foi exonerada na última quinta feira (18) a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Andrea Carvalho. A demissão foi assinada pelo secretário de Meio Ambiente do ES, Aladim Cerqueira.

Andrea, que é advogada, ficou à frente do órgão cerca de 1,5 ano. Antes disso, havia comandado a secretaria de Meio Ambiente da Serra, de onde saiu justamente para assumir o Iema.  Junto com ela foram exonerados também o diretor técnico, Décio Nora Ribeiro, e a assessora jurídica, Alessandra Palmeira Nepomuceno.

As exonerações ocorrem após o deputado Euclério Sampaio (PDT) acusar a existência de supostas fraudes no sistema de licenciamento online recentemente implantado no órgão, o Conecta.

Contrariada com a exoneração, Andrea negou que tenha participado de qualquer irregularidade. Disse inclusive que não foi a responsável pela implantação do sistema. “O Iema não é um órgão para dar jeitinho, mas uma instituição que se compromete em harmonizar preservação ambiental, qualidade de vida e desenvolvimento do estado”, afirmou.

A ex-presidente do Iema disse que quem irá assumir o cargo é Jader Mutzig, ex-secretário de Meio Ambiente de Aracruz e Vila Velha e considerado homem próximo a Aladim.  

Em dezembro, Andrea desmentiu uma afirmação da Vale de que o descarte de resíduos que a mineradora fez em Praia Mole durante as chuvas que caíram naquele mês era uma operação autorizada pelo Iema. A empresa acabou multada em R$ 1,62 milhão, mas se nega a pagar e está recorrendo.  

A reportagem entrou em contato com a assessoria do secretário estadual de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira. Mas até o fechamento desta edição ele não comentou a exoneração nem as declarações de Andrea.  

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

3 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

14 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

47 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás