Categories: Sem categoria

Dilemas do PT

Analisando sob o prisma da conjuntura política, o atual momento do PT reflete bem o contexto internacional, nacional e local.

O cenário político-econômico nos mostra que vários países estão passando por um período de retorno aos ideais conservadores e reacionários. Exemplos como o fenômeno Donald Trump nos EUA; as trincheiras erguidas na Hungria, lembrando a 2ª Guerra; as atuais crises políticas vividas pelos parlamentos português e espanhol; a disputa do segundo turno das eleições peruanas com Keiko Fujimori aparecendo como favorita – ela é filha do ditador Alberto Fujimori, condenado à prisão por assassinatos –, são icônicos.

Assim, casos como o de Bolsonaro no Brasil, que aparece com 6 a 8% das intenções de voto para presidente, não são isolados do resto do mundo.
Num cenário geopolítico como esse, dada as escolhas para compor sua coalização e tendo em vista o distanciamento político frente às suas bases, o PT não foi capaz de fazer uma leitura conjuntural. Até aliados históricos, com grandes afinidades ideológicas como o PSB, se mostraram contrários ao projeto político em curso – o que foi bastante simbólico.

No estado, a situação está tão nebulosa que o partido dos trabalhadores ainda está discutindo se continua ou não no atual governo – mesmo com todos os indícios apresentados de que o governador é pró-impeachment. Nitidamente os interesses individuais e locais estão em choque com os coletivos e nacionais, rachando ainda mais a sigla.

E na Serra? Se o PT local for coerente com o cenário mais geral, deverá lançar uma chapa legítima para fazer frente aos demais discursos. O problema são as opções de alianças que se reduziram bastante, já que PDT, PSB e Rede foram oficialmente a favor do processo de afastamento da presidenta. Qual o caminho a ser seguido então? O Partido dos Trabalhadores encontra-se em uma encruzilhada política e a manutenção do poder ou retorno às bases, mesmo que isso custe um mandato, são as opções mais genéricas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

6 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

6 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás