Categories: Economia

Dicas para impulsionar as vendas no verão

Lúcia e Fernanda Montagnoli da loja Flor de Laranjeira prezam pela qualidade no atendimento. Foto: Joatan Correa

O comércio varejista comemora boas vendas no verão. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Receita Federal indicam que 36,5% das empresas capixabas são varejistas. A maioria delas vende artigos de vestuário e acessórios e muitas estão localizadas na Serra. Para aproveitar a data e lucrar, o Sebrae/ES preparou algumas dicas essenciais.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento ao Comércio do Sebrae ES, Christiane Castro, é importante estar atento ao calendário, às datas e eventos que possam influenciar no comportamento do consumidor. “Há eventos que aumentam o fluxo de pessoas na cidade, que estimulam a demanda por determinados itens de consumo. Então o empreendedor ou gestor precisa ficar ‘antenado’ e planejar seu estoque e suas ações de marketing”, ponderou a gerente.

Foi o que fez a empresária Andriele França, proprietária da Vila Rio moda feminina. A loja já tem seis anos de existência em Laranjeiras e, a cada ano, inova quando o assunto é chamar a atenção dos clientes.

Entre as oito dicas apontadas pelo Sebrae destaque para o atendimento, que ficará marcado na lembrança do consumidor. Controlar o estoque também é importante. Um consumidor que busca determinado produto e ouve do vendedor que o produto acabou, sente-se frustrado.

Para quem atua no comércio eletrônico, é importante ter uma política de troca definida assim como a garantia do produto; o cliente tem que realizar um processo de compra prazerosa. A equipe deve estar capacitada. Uma equipe bem preparada trabalha em harmonia, o vendedor deve estar apto a transmitir ao cliente a filosofia, os valores da empresa, assim poderá transmitir segurança e engajar também o consumidor;

Também é importante caprichar no visual e merchandising do seu empreendimento. As sensações que o ambiente proporciona na experiência de compra influenciam o comportamento do cliente: iluminação, som, visual e disposição adequada dos produtos.

Não se deve esquecer de monitorar a concorrência para aprender com ela e fazer ainda melhor.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

5 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

5 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

5 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

6 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

6 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

6 horas atrás