Categories: Meio Ambiente

Dezesseis deficientes visuais sobem trilha do Mestre Álvaro

Cada deficiente visual contou com o apoio de um guia. Foto: Amigos do Mestre Álvaro

Uma iniciativa pioneira e radical levou deficientes visuais a uma das trilhas do Mestre Álvaro no último fim de semana. O projeto Acessibilidade de Mãos dadas com a Inclusão em parceria com a Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro levou ao topo do Mirante da Pedra Grande dezesseis portadores de necessidades especiais.

A Pedra Grande fica a 360 metros de altitude e os cegos puderam subir a montanha e vivenciar as sensações proporcionadas pela Mata Atlântica, que vão além das belas paisagens. A ação aconteceu no domingo – dia 4. Os participantes saíram do Jardim Botânico da Serra e seguiram pela trilha de floresta fechada. Foi um total de seis horas de caminhada.

Da Associação Amigos do Mestre Álvaro, Jean Robert de Souza disse que este foi o primeiro projeto de educação ambiental e inclusão social na Área de Proteção Ambiental Mestre Álvaro, voltado para pessoas com deficiência visual. “A trilha contou com a participação de pessoas cegas totais e com baixa visão. Foi muito desafiador e trabalhoso, porém, todo esforço foi recompensado com o sucesso do evento. Os depoimentos de satisfação, de ânimo e alegria contagiantes, foi um privilégio sem tamanho para quem se dedicou e trabalhou. A iniciativa buscou demonstrar de forma prática, que somos todos iguais e com os mesmos direitos. E como radicalizar também é para todos, tivemos ainda a descida de rapel com a equipe Up-Hope vertical. Foi algo emocionante em todos os sentidos, uma experiência única” destaca.

Da Associação Vivamos Acessibilidade, Carlos Alexandre Nunes dos Santos, que é deficiente visual disse que foi uma experiência única. “Foi incrível. O fedd back das pessoas que foram e todas estão maravilhadas. Ficaram felizes pelo fato de terem esta oportunidade de ter contato tão próximo com a natureza via uma trilha que não é comum para pessoas com deficiência. As dificuldades do terreno que é cheio de obstáculos e bem inclinados foram todas superadas pelos participantes. Foi tudo bem coordenado, cada deficiente foi com um guia para ajudar e evitar qualquer incidente. No final deu tudo certo e foi muito bom”, conta.

Participaram ainda da ação equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal da Serra e da Associação Vivamos Acessibilidade.

Confira algumas fotos da subida – Fotos: Ong Amigos do Mestre Álvaro

Cada deficiente visual contou com o apoio de um guia. Foto: Amigos do Mestre Álvaro
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás