Detran-ES cria sistema próprio para agendamento on-line de diversos serviços

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O serviço já está funcionando. Foto: Divulgação

O Detran-ES colocou no ar desde a última terça-feira (25) um sistema próprio para agendamento on-line para atendimento presencial nas unidades em todo o Estado, tanto nas Ciretrans, nos PAVs quanto na Sede Administrativa, em Vitória. O objetivo é melhorar ainda mais a experiência e eficácia para o cidadão, agentes credenciados e os servidores.

Para tanto, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar no banner de agendamento.

Os agendamentos feitos para atendimentos a partir de 1º de fevereiro serão realizados por meio do site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deverá clicar no banner de agendamento.

Automaticamente será direcionado para o portal Acesso Cidadão e efetuar o seu login, se ainda não tem, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento. Nesse novo sistema, o cidadão terá mais autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento, constará ainda o endereço da unidade de atendimento, informação que não existe no agendamento atual. Além de tudo isso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.

Confira o passo a passo de como será o agendamento para ser atendido a partir de fevereiro 

  1. Acesse o site www.detran.es.gov.br;
  2. Clique no banner de agendamento;
  3. Faça o login no portal Acesso Cidadão;
  4. Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;
  5. Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;
  6. Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.
  7. Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.

O Órgão adotou, no início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), um sistema de agendamento já existente para possibilitar a organização dos serviços presenciais, evitando filas e aglomerações, no entanto, trabalhou para a produção de um sistema que atendesse a todas as necessidades e peculiaridades da autarquia, e que estivesse hospedado no próprio site do Detran para facilitar o acesso do usuário.

“Nesses quase dois anos em que o sistema está funcionando, identificamos algumas questões que poderiam melhorar a comunicação entre o cidadão e a plataforma, consequentemente, com o Detran|ES. Uma delas era uma maior autonomia para a equipe do Detran gerir o sistema, além de acrescentar uma riqueza de informações e clareza para o atendimento também às empresas credenciadas ao Órgão. Essa é, portanto, mais uma entrega do programa Detran 100% Digital, responsável por transformar dezenas de serviços e procedimentos de trânsito para o meio eletrônico no Estado”, salienta o diretor geral do Detran, Givaldo Vieira.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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