Categories: Meio Ambiente

Destruição da mata Atlântica cresce 280% no ES, diz estudo

Área de 13 hectares em abril do ano passado, em Itarana, interior do ES. Foto: Polícia Ambiental

O desmatamento da mata Atlântica no Espírito Santo saltou 280 % entre 2017 e 2018. É o que aponta um estudo da Ong SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado no último dia 23 de maio.

Segundo o estudo, foram destruídos 19 hectares (ha) de floresta no biênio 2017/2018 contra 5 ha entre 2016 e 2017. No entanto, mesmo com o salto percentual, o estado permanece entre os estados que menos destruíram a mata Atlântica no país no último biênio, só perdendo para Rio de Janeiro (18 ha), Rio Grande do Norte (13 ha), Alagoas (8 ha) e Ceará (7 ha). Cada hectare representa, aproximadamente, o tamanho de 1,3 campo de futebol, de acordo com a assessoria de imprensa da SOS Mata Atlântica.

Ainda de acordo com a Ong, os 19 ha desmatados no Espírito Santo colocam o estado como um dos que estão no grupo do “desmatamento zero”, que são aqueles onde o corte da floresta não ultrapassa 100 hectares (1 km²) por ano. 

A assessoria de imprensa da entidade destaca, ainda, que não é possível saber quanto a Serra contribui para o crescimento do desmatamento do estado no último biênio, pois ainda está sendo finalizado estudo por município. Até 2017, a cidade possuía 7.048 hectares de mata Atlântica, o que representa 12,78% da área que originalmente a floresta ocupava no município.

A boa notícia é que, nos últimos anos, foi notada uma curva de declínio do desmatamento na Serra. Enquanto em 2005 a cidade perdeu 35 ha de floresta, em 2010 esse número já era inferior a 5 ha. E de 2015 a 2017, não foi notado desmatamento no município pelas ferramentas de observação da SOS Mata Atlântica.  

A reportagem procurou o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Fabrício Hérick Machado, para comentar os números. Entretanto, não obteve retorno da assessoria de imprensa do secretário até o encerramento desta edição.

Ao todo, o estado possuía até o ano passado 483.087 ha de mata Atlântica, o que representava 10,5% da cobertura original da floresta em território capixaba, conforme os dados da Ong.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

42 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

2 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

3 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás