Categories: Meio Ambiente

Destino, responsabilidades e negócios do lixo serão debatidos por empresários

Lixão clandestino a céu aberto próximo a lagoa Jacuném em Portal de Jacaraípe: Serra tem mais de 700 pontos viciados como este. Foto: Bruno Lyra/Arquivo TN

Clarice Poltronieri

Na próxima terça-feira (20) acontece o Seminário Plano Estadual de Resíduos Sólidos, no auditório da Federação Indústrias do Espírito Santo (Findes) das 13h30 às 18h. A participação no evento é aberta, mas a presença deve ser confirmada pelo endereço eventos.sistemafindes.org.br

De acordo com o 1° vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, a ideia é discutir o plano estadual de resíduos sólidos e logística reversa, onde o produtor deve se responsabilizar pelo resíduo produzido com a venda de seu produto.

“Já existe uma legislação federal que determina que os atores econômicos devem dar destinação final às embalagem e isso está sendo discutido no estado. Cada estado vai regulamentar, fazer de acordo com sua necessidade. A Secretaria estadual de Meio Ambiente (Seama) e a Findes contrataram uma empresa para elaborar uma minuta de projeto ouvindo todos os atores do processo: a indústria que produz, o comércio que vende, a prefeitura que recolhe e as empresas da cadeia de reciclagem. Será discutido até onde vai a responsabilidade de cada ator e se tiver que remunerar, como isso será feito”, explica.

O seminário será a oportunidade de discussão dessa nova regulamentação e a Findes acredita que isso gerará nova oportunidade de negócios. “A aplicação da lei pode ser uma oportunidade, pois uma empresa de reciclagem poderá se cadastrar e ganhar com isso. Os locais de destinação dos resíduos deverão ser mais bem preparados para separar o lixo. Por isso reuniremos todos os agentes do processo no seminário para iniciarmos as discussões sobre o Plano”, explica Zanotelli.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

15 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

16 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

16 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

17 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

19 horas atrás