Categories: Mestre Álvaro

Desprezo com a saúde de crianças capixabas

Por Yuri Scardini 

Mesmo após a recuada do prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB) na troca de acusações entre a Secretaria de Saúde de Vila Velha e a do Estado (Sesa), escancarou-se uma realidade atroz, a situação de completa deficiência do sistema de atendimento a saúde infantil.

Resumidamente a prefeitura dos canelas-verdes disse que a superlotação dos seus Pronto Atendimentos (P.A), especialmente o da Glória, é devida a recusa de atendimento principalmente do Himaba, o Hospital Infantil de Vila Velha administrado pelo Estado. Com isso, os pacientes dos P.A’s em estado grave não estariam conseguindo transferência para a rede estadual, abarrotando o sistema de saúde infantil de Vila Velha.

Já a Sesa, por meio do seu secretário, Ricardo de Oliveira, preferiu politizar o assunto, e fez duras críticas à posição assumida pela prefeitura de Vila Velha, caracterizando-a como “absurda”, “irresponsável” e “demagógica”.

Qual correlação deste assunto com a Serra? Vale lembrar que no dia 08 de dezembro de 2016, dia que a cidade completou 460 anos, o Governo do Estado resolveu, de forma unilateral, fechar a UTI Neonatal do Dório Silva e transferir 26 leitos para cerca de 30 km de distancia, exatamente para o mesmo Himaba,  epicentro da atual polêmica.

Com a reforma no Hospital Infantil de Vitória, sobrou apenas o Himaba para prestar esse serviço na Grande Vitória. Uma demanda gigante, inclusive vinda de outros estados, e que certamente teve impacto sim no sistema de saúde de Vila Velha. Até hoje o Estado não prestou esclarecimentos convincentes que validam o fechamento da UTIN do Dório, referência no tratamento de recém-nascidos de alto risco, sendo a Serra a cidade campeã de número de nascimentos de alto risco do ES.

Agora, ao que tudo indica, o Estado terá que prestar novos esclarecimentos, já que as condições do Himaba atrofiou o sistema de saúde infantil da Grande Vitória. Fica a pergunta, em qual medida o fechamento da UTIN do Dório contribuiu para esta situação?

Audifax se consolida entre as principais lideranças nacionais da Rede de Marina

O prefeito Audifax Barcelos (Rede) segue em ritmo acelerado para o fortalecimento da Rede no ES. Segundo consta, vários de seus correligionários e aliados mais próximos têm percorrido o interior capixaba atrás de filiar lideranças e formar um quadro competitivo para as eleições de 2018. Aqui na Grande Vitória, é o prefeito em pessoa que tem feito as principais conversas e tentativas de filiações de políticos mais competitivos.

É natural que Audifax assuma esse papel, inegavelmente ele é uma das grandes lideranças capixabas. É a principal liderança estadual da Rede e um dos principais da Rede no país. Além da milagrosa vitória do prefeito nas eleições de 2016, Audifax segue mantendo o recorde da maior votação para deputado federal no ES (eleições de 2010: 161.856 votos) sendo que nunca perdeu uma eleição. São feitos bastante louváveis.

Outro ponto que levanta a bola do prefeito é a abertura de Audifax com Marina Silva, a maior liderança da Rede e mulher de 22 milhões de votos em 2014. Durante as eleições do ano passado, Marina esteve por duas situações aqui na Serra, inclusive caminhando com Audifax pelas ruas de Feu Rosa adentro.

Entre os seis prefeitos da Rede pelo Brasil todo, Audifax comanda a maior cidade, tanto em número de habitantes quanto pelos recursos de orçamento. O prefeito da Serra se credencia para voar longe, e diante dos sinais, é razoável dizer que Audifax tem respaldo e moral para ser protagonista da Rede no ES. Resta saber o tamanho da envergadura partidária da Rede para ser protagonista no cenário nacional. 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

10 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

12 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

17 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

18 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

20 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

20 horas atrás