Notícias

Desperdício: Cesan deixa ‘cachoeira’ de água potável vazando por mais de 24h na Serra

Vazamentos ocorreram em José de Anchieta III e Porto Canoa. Foto: Divulgação

Após afirmar que os ‘rios estariam morrendo’ e alertar para o risco de crise hídrica no Espírito Santo, a Cesan deixou dois grandes vazamentos de água ocorrerem por cerca de 24 horas na Serra. A situação foi registrada e denunciada por moradores de Porto Canoa e José de Anchieta III.

Nesses dois bairros, tubulação estourada lançou milhares de litros de água no meio da rua, chegando a alagar vias. Na comunidade de José de Anchieta, moradores ligaram diversas vezes para a companhia, que só foi consertar o vazamento depois que se passaram mais de 24 horas, segundo Paulicéia Santos – residente do bairro.

“Ficou jorrando água por mais de 24 horas e nós moradores sofrendo com a falta de água em casa durante esse período. Ligamos várias vezes para a Cesan na segunda-feira e eles só foram consertar o vazamento na terça-feira; isso é desperdício”, afirmou.

Já em Porto Canoa, a água vazando inundou parte de uma das pistas da Rotatória de Maringá e tomou conta da Avenida Norte Sul, sentido Porto Canoa x Laranjeiras. Quem passou pela região se indignava com o desperdício.

“Isso aqui é brincar com a cara do povo. Eles pedem para gente economizar água, mas deixam vazamentos como este acontecer por horas. O pior é que a pista ficou alagada, o que poderia causar acidentes com as pessoas que passam aqui”, desabafou Fernanda Soares.

O que diz a Cesan

Acionada pelo Jornal TEMPO NOVO, a Cesan afirmou que técnicos estiveram no bairro nesta terça-feira (21) e corrigiram os vazamentos. Culpou ainda uma obra de terceiro, que segundo a empresa, teria ocasionado o problema.

Sobre a falta de água em José de Anchieta III, a Cesan confirmou que durante a realização do serviço emergencial, o abastecimento precisou ser interrompido e está sendo retomado de forma gradativa.

“Em casos pontuais de falta d’água os moradores podem acionar a Cesan pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o atendimento funciona a qualquer hora do dia ou da noite”, disse a Cesan em nota.

Espírito Santa registra seca fraca

Na última atualização do Monitor de Secas, foi divulgado que, entre março e abril, o Espírito Santo voltou a registrar seca fraca em 27% de seu território, o que não acontecia desde dezembro de 2021, quando houve seca em 25% do estado. Apesar disso, o Espírito Santo teve o menor percentual de área com seca e a menor severidade do fenômeno entre os estados do Sudeste.

Vale ressaltar ainda que no dia 21 de dezembro de 2021, a Cesan afirmou que o rio Santa Maria – que abastece grande parte da Serra – ‘está morrendo’. Foi a primeira vez que o órgão faz uma afirmação dessa natureza, colocando em dúvida a capacidade do principal rio da Serra em abastecer a população.

A longo prazo, a situação é ainda mais grave, já que a Serra vive um significativo aumento populacional. De acordo com estimativas do IBGE, em 2030 a cidade vai ter 1 milhão de moradores. Portanto, políticas de segurança hídrica devem estar entre os principais desafios para a próxima década.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

10 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

12 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

17 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás