Categories: Notícias

Desenhar tem sido fuga para menino autista de 13 anos superar pandemia da Covid-19

Guilherme com a família mostrando seus desenhos. Foto: Divulgação

A arte tem sido a fuga de um menino portador de autismo que mora na Serra para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Guilherme de Oliveira Duarte, de André Carlone, usa o desenho como uma forma de afastar o estresse e a ansiedade enquanto as aulas não retornam.

A mãe de Guilherme, Quezia de Oliveira Pimentel Gustavo conta que o interesse do filho por desenhar começou há um ano. “Começou fazendo rabiscos e depois começou a pesquisar em vídeos do YouTube, como fazer desenhos profissionais. E assim foi desenvolvendo sozinho a habilidade”.

O menino que tem 13 anos, desenha de tudo, mas o tema preferido são personagens de desenhos animados, especialmente os japoneses, dentre eles o famoso Naruto. “Ele gosta de desenhar os bonecos dos jogos de vídeo games entre outros personagens dos desenhos animados. Quando percebi isso nele, o deixei bem a vontade fazendo as pesquisas e desenhando”, conta Quezia.

Os desenhos tem sido a forma de Guilherme ocupar seu tempo de forma sadia. Foto: Divulgação

No entanto, a mãe frisa que sempre fica atenta observando os tipos de vídeos que ele está assistindo para que não seja nada que influência negativa.

“Essa tem sido a alegria dele e onde ele passa horas e horas desenvolvendo suas habilidades. Se ele estiver sentado desenhando faz questão de colocar os desenhos exposto para ficar olhando e interagindo com os desenhos e se mudar de ambiente dentro de casa ele leva os desenhos atrás”.

Quezia conta que o filho é um menino tranquilo, doce e amoroso. “Mas com a pandemia, sem ter aula, sem ter as atividades da Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes), e com a necessidade do isolamento social, Guilherme chega no máximo na varanda de casa. Ele sente muita falta dos amiguinhos e dos professores. A gente supre isso com as videochamadas e os desenhos que tem ajudado a distrair e passar o tempo de forma sadia”.

Guilherme acompanha atentamente as notícias sobre a pandemia da Covid-19, segundo a mãe Quezia. “Ele pesquisa, vê as novidades sobre as vacinas e acaba acompanhando as mortes também. No início, ele achava que todos os amigos tinham morrido com o vírus, mas conseguimos passar por cima disso, conversando e promovendo as videochamadas com as pessoas próximas dele”.

O pai, Gileno Duarte Gustavo vai além e disse que sem desenhar Guilherme fica ansioso, agitado e chora muito querendo falar com os amigos e com as professoras. “Quando desenha ele entra no mundo dele. A igreja, voltando com as atividades agora, também é uma fuga muito boa pois ele revê os amiguinhos na sala das crianças. Em casa, ele passa o dia desenhando”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

35 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás