Notícias

Descarte de lixo: conscientização ajuda a manter a cidade limpa e evita acidentes com coletores

Um cuidado importante é colocar, por exemplo, as sacolas na rua próximo ao horário de passagem dos caminhões de coleta. Foto: Divulgação

Mesmo em meio à pandemia, os serviços de limpeza urbana não pararam. Isso porque interrompê-los implicaria mais prejuízos à saúde da população. Com o isolamento social, o volume de lixo produzido nas casas cresceu, e é importante que a conscientização da população aumente também.

Para que o trabalho dos profissionais da área seja valorizado e o bem-estar dos cidadãos seja preservado, é fundamental que cada morador faça o descarte dos resíduos domiciliares de forma correta e responsável.

Um cuidado importante é colocar, por exemplo, as sacolas na rua próximo ao horário de passagem dos caminhões de coleta.

“O ideal é fazer isso no início de cada turno, para evitar que as sacolas fiquem expostas e sejam rasgadas por pessoas e animais, espalhando resíduos pelas ruas. Isso contribui para que a cidade fique limpa e auxilia no trabalho de coletores e garis. O turno da manhã começa às 6 horas,
e o turno da tarde/noite começa a partir das 16 horas”, destacou Cristiane Felício, Analista de Projetos da Corpus, empresa responsável pela limpeza urbana na Serra.

No município, há bairros onde a coleta é diurna e, em outros, é noturna, sempre feita em dias alternados, três vezes por semana. Em Manguinhos e em Portal de Jacaraípe, por exemplo, o caminhão de coleta passa de manhã, às segundas, quartas e sextas. Em Feu Rosa e em Vila Nova de Colares, passa à noite, às terças, quintas e sábados.

Outro cuidado necessário é com relação aos tipos de resíduos descartados e à forma como são acondicionados. Embalagens de vidro, latas de conserva e outros materiais que representam risco devem ser identificados e descartados de forma a preservar a integridade física dos coletores. No ano passado, foram registradas na Serra 30 ocorrências com profissionais da limpeza feridos.

“É importante colocar resíduos perfurocortantes em caixas de papelão e identificar do que se trata, para que os coletores tenham o cuidado necessário. Tem gente que coloca o vidro quebrado, por exemplo, em uma sacola separada, mas põe a sacola dentro do saco de lixo grande, junto com os outros resíduos. Isso não adianta. É preciso descartar de forma a evitar contratempos com os coletores. Eles usam equipamentos de proteção, mas acidentes acabam ocorrendo. Se cada um fizer a sua parte, ajuda a evitá-los”, comentou Cristiane Felicio.

Quer saber os dias da coleta no seu bairro? Confira a lista com a programação:

CRONOGRAMA DA COLETA DOMICILIAR – SERRA

 Cuide de nossa cidade:

  • Ajude a manter nossa cidade limpa, colocando seu lixo para a coleta no horário correto;
  • Embale separadamente os vidros quebrados;
  • Durante a coleta, mantenha os animais de estimação presos e seguros;
  • Diminua a velocidade ao ultrapassar o caminhão de lixo.

Confira abaixo a lista completa

 COLETA ALTERNADA DIURNA (SEG/QUA/SEX)

Bairros:

Parque Santa Fé / Parque Gaivotas / Parque Beira Rio / São João / Boa Vista/ Marbella/ Bairro Novo/ Costa Bela/ Capuba/ Enseada de Jacaraípe/ São Francisco/ Magistrado/ Bairro das Laranjeiras/ Residencial Jacaraípe/ Lagoa de Jacaraípe/ Jardim Atlântico/ Costa Dourada/ Estância Monazítica/ Manguinhos/ Praia da Baleia/ Portal de Jacaraípe/ Castelândia/ Barcelona/ Planalto Serrano Bloco A (Parte Alta) e Bloco B/ Vista de Serra I/ Maria Niobi/ São Lourenço/ Caçaroca/ Divinópolis/ Belvedere/ Colina da Serra/ Jardim da Serra/ São Marcos/ Cascata/Santo Antônio/ Centro da Serra/ Jardim Guanabara/ Jardim Primavera/ Jardim Bela Vista/ São Domingos/ Palmeiras/ Residencial Centro da Serra/ Civit II

COLETA ALTERNADA NOTURNA (SEG/QUA/SEX)

Bairros:

Estância Monazítica/ São Patrício/ Parque Jacaraípe/ São Pedro/ Castelândia/ Taquara I/ Taquara II/ Colina de Laranjeiras/ Laranjeiras Velha/ Vista do Mestre/ Vista da Serra II/ Campinho da Serra II/ São Judas Tadeu/ Pitanga/ Maringá/ Mata da Serra/ Civit I/ Porto Canoa/ Planícia da Serra/ Solar do Porto/ Tubarão/ Serra Dourada I/ Serra Dourada II/ Porto Dourado/ Serra Dourada II/ Serra Dourada III/ Eldorado/ Novo Porto Canoa/ Nova Carapina I/ Nova Carapina II/ Nova Carapina II/ Monte Verde/ Cidade Pomar/ Eldorado/ Barro Branco/ P. R. Mestre Álvaro/ Nova Carapina I/ Campinho da Serra I/ Planalto Serrano Bloco A (Parte Baixa) e Bloco C / Vista da Serra II/ Barcelona/ Laranjeiras.

COLETA ALTERNADA DIURNA (TER/QUI/SÁB)

Bairros:

Feu Rosa/ Colina de Laranjeiras/ Central Carapina/ Cantinho do Céu/ Furnas/ José de Anchieta II/ Carapina Grande/ André Carloni/ Jd. Carapina/ Jd. Carapina/ Boa Vista II/ Hélio Ferraz/ Rosário de Fátima/ Manoel Plaza/ Hélio Ferraz/ Bairro de Fátima/ Conjunto Carapina I/ Manguinhos/ Camará/ Chácara Parreiral/ Guaraciaba/ Jd. Limoeiro/ Jacaraípe (orla)/ Porto Canoa (Av. Principal)/ Centro de Serra/ São Diogo I/ São Diogo II/ Empresas//Industrias/ Terminal Intermodal de Serra/ Alphaville Jacuhy/ Eurico Sales

COLETA ALTERNADA NOTURNA (TER/QUI/SÁB)

Bairros:

Vila Nova de Colares/ Feu Rosa/ Alterosas/ Nova Zelândia/ Vila Nova de Colares/ Morada de Laranjeiras/ Solar de Laranjeiras/ Portal de Manguinhos/ Laranjeiras/ Laranjeiras/ Valparaíso/ José de Anchieta/ Jd. Tropical/ Valparaíso/ Jd. Limoeiro/ São Geraldo/ São Diogo (empresas/industrias)/ Jd. Limoeiro (condomínios)/ Novo Horizonte/ Praia de Carapebus/ Cidade Continental (setor Ásia e setor África)/ Lagos de Carapebus/ Bicanga/ Balneário de Carapebus/ Cidade Continental (setor Oceânia, setor Europa)/ Novo Horizonte/ Cidade Continental (setor África, setor Ásia, setor América).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

2 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

3 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

3 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

4 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

4 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

4 horas atrás