Categories: Meio Ambiente

Desastre ambiental iminente no Atlântico envolve de novo a Vale

O navio com 300 mil toneladas de minério de ferro da Vale está encalhado na costa do Maranhão e já tem vazamentos, segundo a Marinha. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Co-responsável pelo derramamento de rejeitos no rio Doce e no mar com o rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton) em 2015 e responsável pelo estouro da barragem de Brumadinho que lançou o mesmo tipo de rejeito na bacia do rio São Francisco em 2019, a Vale está novamente envolvida em degradação ambiental que pode ganhar grandes proporções.

É que o navio ‘Stellar Banner’ carregado com 300 mil toneladas de minério da Vale, que exportaria a carga para a China, encalhou a cerca de 60 km (32 milhas náuticas, segundo a Marinha)  do litoral do Maranhão na última segunda-feira (24). Em comunicado à imprensa feito na manhã desta quinta –feira (27) a Marinha informa que já foram identificados dois vazamentos na embarcação, mas não especifica se é minério de ferro, óleo combustível ou ambos que estão contaminando as águas do Atlântico.

O comunicado da Marinha diz ainda que o encalhe ocorreu próximo à boia nº 01 da baía de São Marcos; que a tripulação já foi retirada com segurança do navio e que a Vale enviou rebocadores ao local para prevenir vazamentos. A Marinha pede também que pescadores e moradores das áreas costeiras informem a instituição caso vejam sinais de contaminação das águas e praias.

É improvável, caso o navio afunde e toda carga se espalhe no mar, que a contaminação impacte o litoral capixaba. Tanto pelo distância – cerca de 3 mil km pelo mar em medição no Google Earth – quanto pelas correntes marinhas que atuam na região do encalhe.

Porém é uma situação em que o Espírito Santo também está vulnerável, pois assim como o Maranhão, o estado possui portos para exportação de minério onde atracam navios gigantescos de porte semelhante ao Stellar Banner. Um desses portos é o de Tubarão, operado pela Vale, localizado em Vitória e perto do limite com a Serra.

O outro porto é o de Ubu, gerido pela Samarco (Vale+BHP) em Anchieta, sul do ES. O porto de Ubu está sem operar desde o final de 2015 por conta do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana-MG, mas há previsão de que volte a funcionar com o retorno das atividades da mineradora projetado para o 2º semestre deste ano.

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Vale pedindo mais informações sobre o incidente com o navio no Maranhão. Se a empresa retornar, terá seu posicionamento publicado neste espaço.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

10 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

11 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

11 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

12 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

12 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

12 horas atrás