Categories: Notícias

O desafio das famílias de crianças e adolescentes com as férias de julho

Gislaine tem que deixar os filhos com os avós, em outro bairro, para conseguir ir trabalhar neste período. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Para muitos alunos começa nesta sexta o período de férias, que pode durar de uma semana a um mês, dependendo da rede (municipal, estadual, federal e privada).Isso traz mudanças na rotina das famílias, que enfrentam desafios para cuidar das crianças e adolescentes neste período, especialmente se os responsáveis têm de trabalhar. E também pode resultar em mais gastos.

Os dois filhos de Gislaine Soares Andrade, moradora de Maringá, estudam em escolas municipais e a alternativa é deixá-los com os avós, mas neste período suas contas dobram. “Gastamos o dobro nesta época, tanto na alimentação quanto nas contas de água e luz, pois os meninos ficam em casa com os avós e além deles, ainda tem os colegas que aparecem alguns dias, o que aumenta o consumo”, explica.

Para Michele Silva da Mata Caetano, de Morada de Laranjeiras, o filho de 2,5 anos terá que ficar uns dias longe, por causa do custo. “A creche vai ter duas semanas de recesso e isso vai me quebrar, pois trabalho o dia inteiro. Além do valor integral da creche, tem o gasto com combustível, poisterei que levá-lo para minha mãe, em Vista da Serra. Para economizar, ficarei alguns dias sem vê-lo”, lamenta.

Na casa de Renata Novaes, em Laranjeiras, o casal precisou se organizare tirar férias junto com os gêmeos de nove anos. “Este ano tiramos férias intercaladas para ficarmos com eles nos 15 dias: eu fico uma semana, meu marido a outra.Mesmo assim o custo aumenta, pois além do consumo com água, luz e alimentação crescerem também, precisamos passear mais, pois não dá para ficar 15 dias sem sair com os dois. Mas em outros anos o custo foi maior em colônias de férias: 50% da mensalidade na escola e são dois. Além disso, não há colônias de férias para o dia todo e a maioria delas fica em Vitória”, analisa.

Mais de 60 mil em recesso na rede municipal

Nas escolas estaduais e municipaisas férias são de 14 a 22 de julho.Só na rede municipal, 64.408 alunos e 3.810 professores terão férias de 14 a 22 de julho. A Serra tem 67 escolas municipais com 43.867 alunos e 69 creches com 20.541 crianças.

Na rede estadual, são 500 escolas, 260 mil estudantes e 20 mil professores ficam em casa, mas a assessoria não especificou os números da Serra.

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe) também foi acionado para saber os dados das escolas privadas na Serra, mas não retornou.  De acordo com o site escolas.inf.br são 91 instituições privadas no município.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

42 minutos atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

47 minutos atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

1 hora atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

1 hora atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

1 hora atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

2 horas atrás